IDM oferta curso de domador de cavalos para criadores

Alunos do curso de domador de cavalos (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Alunos do curso de domador de cavalos (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), está ofertando o curso de doma racional de cavalos para moradores de áreas rurais da estrada Transacreana, Porto Acre e de Epitaciolândia, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O objetivo da formação é capacitar os alunos para a doma. Após esse momento, será verificada a aptidão do animal, que será treinado para o laço, tambor, rédea, vaquejada ou para o trabalho de campo.

A formação tem a parceria do centro de treinamento Haras GB, que forneceu toda a estrutura e os animais para as práticas do curso. Os alunos têm oito horas diárias de atividades na fazenda e estão sob a coordenação do instrutor de doma racional, Waldir Mateus.

Cada aluno é responsável por um animal, que terá que domá-lo até o fim do curso e entregá-lo casqueado (corte e higienização dos cascos). As atividades consistem em aproximação e aceitação (em que o animal aceita o domador), exercícios, selagem, montagem e higienização diária. As ações requerem muita atenção e cuidados na prevenção de acidentes.

Phelip Rurick Soares mora no km 26 da Transacreana, é filho de criador de animais e lida com cavalos desde criança. “Com o curso a gente aprende a maneira certa de chegar no animal, e quem mora no campo precisa muito dele. Tem muito trabalho para domador no Acre, que é um profissional que chega a receber um salário por doma realizada, além de poder trabalhar com a assistência aos animais”, disse.

De acordo com o presidente do IDM, Marco Brandão, a formação que o governo realiza em todo o Estado abrange diferentes áreas que buscam atender as necessidades de qualificação. “O Acre tem muitos investimentos no ramo da pecuária, e a formação de domadores se faz necessária para o pequeno criador dinamizar e qualificar o seu trabalho.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter