Nesta semana, o governo do Estado iniciou o curso Técnico em Enfermagem em Sena Madureira e Manoel Urbano, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Desde 2012, têm sido oferecidas mais de sete mil formações envolvendo diferentes áreas de saúde e serviços.
Os cursos na área da saúde são os mais solicitados pelas comunidades. “Além da parte técnica, necessitamos de profissionais que trabalhem o cuidado, o respeito e a humanização no serviço”, destacou Anna Abreu, coordenadora da Escola Técnica em Saúde, que realiza a formação.
Entre os investimentos realizados pelo governo do Estado, a formação em saúde tem sido uma prioridade. Dos 22 municípios, 12 iniciaram esta semana o curso. As ações fortalecerão a saúde, com maior quantitativo de mão de obra especializada nos hospitais e unidades de saúde da família que atendem às comunidades urbanas e rurais.
O Instituto Dom Moacyr (IDM) é a autarquia estadual que oferta ensino profissionalizante no Acre e desenvolve ações em parceria com o governo federal, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e as secretarias municipais e estadual de Saúde.
Alice de Almeida, aluna de Enfermagem de Sena Madureira, afirmou: “Acho a área muito interessante. Quero atender as pessoas bem, aprender bastante para dar o melhor aos que precisam”.
Já Patrícia de Souza, aluna do curso em Manoel Urbano, disse que começou a trabalhar no serviço de saúde na área da limpeza, depois passou em concurso para Agente Comunitário de Saúde. “Agora, ser técnica em enfermagem irá melhorar ainda mais meu trabalho.”
“É o governo do Acre efetivando políticas públicas sociais, preparando novos profissionais para atuar nas comunidades em todo o Estado para oferecer melhor atendimento em saúde a todos os acreanos”, afirmou Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.