IDM inicia curso Técnico em Enfermagem em Marechal Thaumaturgo

Alunos do curso Técnico em Enfermagem iniciaram as aulas na sexta (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Alunos do curso Técnico em Enfermagem iniciaram as aulas na sexta (Foto: Tamara Smoly/IDM)

No último final de semana, o governo do Acre inaugurou curso Técnico em Enfermagem, em Marechal Thaumaturgo, oferecido aos moradores que já concluíram o ensino médio. Uma parceria entre os governos estadual e federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Marechal Thaumaturgo, a exemplo dos outros 21 municípios do Estado, foi contemplado com a formação profissional nas áreas de saúde. Em junho deste ano, ocorreu a formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que já estão atuando nas zonas urbana e rural da localidade.

Os ACS são responsáveis pelo acompanhamento do cartão de vacinação das crianças, pré-natais, da administração de medicação aos hipertensos, encaminhamento dos pacientes às unidades de saúde, além de outras atividades.

Mesmo sendo um município de difícil acesso, onde a entrega de insumos aos cursos é um desafio, o governo não deixa de auxiliar a comunidade.

Os cursos são ofertados pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Anna Lúcia Abreu, coordenadora da Escola, explica: “Os alunos do interior têm muita persistência e determinação para estudar. São poucas as desistências, pois eles reconhecem a importância da qualificação profissional”.

“Diante da demanda e da necessidade apresentada pelos prefeitos dos municípios, o governador Tião Viana tem priorizado a formação de novos profissionais, qualificando cada vez mais os serviços de saúde e melhorando a qualidade de vida da população”, disse o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Aila de Souza, aluna do curso de Técnico em Enfermagem, afirma: “Com essa oportunidade, vou aproveitar para aprender muito. Tenho vocação para trabalhar em saúde e a gente tem família aqui, não podemos sair do município para estudar. É um presente fazer um curso bom como este aqui”.

A também aluna do curso técnico em Enfermagem, Eliete de Azevedo, disse ser grata ao governo do Estado e declara: “Já ajudei meus filhos nos estudos, agora é a minha vez. Terei minha profissão”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter