Nesta semana o governo do Estado concluiu a etapa de iniciação de cursos técnicos na área da saúde, por meio do Instituto Dom Moacyr, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para 12 municípios do Estado, finalizando as aulas inaugurais em Plácido de Castro e Porto Acre, com a oferta do curso técnico em Enfermagem.
Os alunos se inscreveram pelo site do Ministério da Educação, por meio do Sisutec, o sistema de seleção de candidatos aos cursos pelo Pronatec, tendo como pré-requisitos terem concluído o ensino médio e não terem zerado na redação do Enem 2012.
A formação dos novos técnicos em enfermagem irá ampliar a demanda de atendimento em saúde em todo o Estado. Anna Abreu, coordenadora da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, acompanhou as atividades de início dos cursos.
Em Plácido de Castro, Raimundo Nonato, aluno de enfermagem, disse ter se inscrito no curso porque tem uma expectativa muito grande para o mercado de trabalho. “Escolhi essa área porque gosto de atender as pessoas e pretendo ter uma melhoria de vida”, justificou.
Erlan Feitosa, aluno do curso técnico em enfermagem, disse que sempre quis trabalhar na área de saúde. “Moro em Porto Acre e pretendo atender as pessoas carentes da minha cidade. Há gente nascendo, crescendo, envelhecendo, todo mundo precisando de cuidado.”
O trabalho do IDM tem sido intenso – muitas turmas se iniciando, todos os municípios realizando formação. Em qualquer município aonde se vá tem alunos fazendo cursos do Pronatec. É a educação trazendo melhoria de vida para a população acreana, por meio de governo do Estado, que tem feito grandes investimentos na formação de novos profissionais.
Para Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, essa foi mais uma etapa de trabalho concluída que continuará sendo acompanhada, para que se tenha a melhor oferta possível de cursos, com o suporte e a entrega de todos os insumos, inclusive nas localidades de difícil acesso.