Encerraram-se na última semana, em Cruzeiro do Sul, os cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas áreas de costureiro e vivericultor, formando 27 profissionais. As atividades ocorreram na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai). O público alvo foram os moradores da BR-364, trecho que compreende do Rio Liberdade ao Tauari.
Os cursos são ofertados pelo governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), e são executados pelo Instituto Dom Moacyr, pelo Centro de Formação Profissional e Técnológica do Juruá (Ceflora), em Cruzeiro do Sul.
Evilásio dos Santos, coordenador-geral do Ceflora, disse que as dificuldades foram superadas, e assim, espera-se contribuir para a melhoria de vida das pessoas.
A cerimônia de encerramento e certificação das turmas contou com a presença de representantes de secretarias parceiras – Sedens e SEPN – e a coordenadora da Ugai do Rio Liberdade, Valéria de Souza.
Segundo Maria Élida, aluna do curso de costureira, esses cursos foram fruto de pedidos da comunidade, que foram atendidos pelo governo do Estado. “Nós agradecemos muito a todos que se esforçaram e fizeram acontecer.”
Cléber do Vale Pinho, mediador do Curso de Viveiricultor relata: “Estou muito feliz com os resultados alcançados. Agradeço a oportunidade de poder ajudar pessoas a conviverem cada vez melhor com a natureza. O governo está de parabéns com mais essa ação”.
Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, enfatiza que o objetivo do governo do Estado é transformar a vida das pessoas para melhor, seja no campo, seja na cidade, com várias ações, entre elas a de educação e inclusão socioprodutiva, com a formação das pessoas para o trato com a terra e o empreendedorismo no campo, fazendo com que diminua a migração para os grandes centros e se criem outros mecanismos de geração de renda em suas localidades.