IDM forma auxiliares em saúde bucal em Plácido de Castro

No último fim de semana, o governo do Estado formou em Plácido de Castro 22 novos Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) pelo Programa de Educação Permanente (PEP) do governo federal, que capacita profissionais do serviço público. A solenidade ocorreu nas dependências da igreja Assembleia de Deus.

Formatura de Auxiliares em Saúde Bucal de Plácido de Castro (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Formatura de Auxiliares em Saúde Bucal de Plácido de Castro (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Os cursos são realizados pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde e Secretaria de Educação e Esportes. A coordenadora da Escola de Saúde Anna Abreu acompanhou a execução das atividades de ASB.

Segundo a cirurgiã-dentista e mediadora do curso, Daniele Oliveira, houve uma significativa melhora do aprendizado. “Estou muito orgulhosa. Posso dizer que hoje eles são profissionais competentes”, declarou.

Entre os formandos há os que atuam na área rural, inclusive de Acrelândia. Nas práticas do curso foram realizadas ações comunitárias de prevenção a doenças, inclusive contribuindo para a diminuição de casos de dengue em Plácido de Castro.

A formanda de ASB Lorena Alves, moradora da Vila Campinas, disse que o curso foi uma excelente oportunidade profissional. “Vou continuar me atualizando para prestar um melhor serviço à minha comunidade.”

Josimeire Nascimento, também formanda de ASB, disse que o curso foi uma excelente experiência: “Adorei estudar. Quero continuar realizando sonhos na área da saúde e aprender cada vez mais.”

Houve grande esforço dos alunos, alguns moravam em lugares muito distantes. Essa foi mais uma turma que superou dificuldades, com pouca desistência, em que o cuidado mútuo foi fundamental para que todos que concluíssem o curso.

As ações de saúde são prioridades para o governador Tião Viana. “O melhor atendimento e serviço de saúde deve chegar a todos os cidadãos acreanos. A população é a maior beneficiada, recebendo profissionais mais bem capacitados”, afirmou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter