IDM e Edufac lançam livro sobre a Produção da Especialização do Proeja no Acre

Publicação reúne 28 artigos produzidos pelos cursistas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) (Foto: Assessoria IDM)

Publicação reúne 28 artigos produzidos pelos cursistas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) (Foto: Assessoria IDM)

O Instituto Dom Moacyr (IDM) e a Editora da Ufac (Edufac) lançaram o livro Produção da especialização Proeja no Acre: os desafios e as possibilidades da integração da educação profissional com a educação Básica na modalidade de educação de jovens e adultos, organizado pelos professores Jacqueline Rodrigues Paiva, Luisa Galvão Lessa, Francisco Osvanilson Dourado de Veloso e Francisco Raimundo Alves Neto.

A obra reúne 28 artigos produzidos pelos cursistas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), promovido pelo Ministério da Educação e sob a coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), destinado à formação de docentes e gestores para atuar no âmbito do Proeja.

A publicação é o resultado da atuação das instituições responsáveis pelo Proeja Estadual no Acre, que são o governo do Estado do Acre, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e a Universidade Federal do Acre, por meio da sua editora, a Edufac.

A idealização dos organizadores foi sistematizar as experiências do processo formativo vivenciado pelos professores cursistas, pelos docentes e orientadores durante a elaboração dos artigos científicos, apresentados como requisitos de Trabalhos de Conclusão de Curso, pelas turmas 2007 e 2008.

Os artigos foram construídos tendo como referência as experiências locais desenvolvidas em Educação Profissional, em Educação de Jovens e Adultos – EJA e na própria especialização Proeja, por considerar que estas perpassam as discussões sobre as bases e os desafios enfrentados no âmbito do programa.

Para a professora Jacqueline Paiva a ideia que orientou a publicação não foi reunir apenas os melhores artigos, mas que eles pudessem compor uma fotografia da formação docente vivenciada no Proeja Acre Estadual, por isso, foram respeitadas as experiências individuais desenvolvidas durante o processo formativo. “Essa característica pode ser apreendida na medida em que a leitura dos artigos revela, em muitos momentos, o esforço do professor cursista pela superação das dificuldades encontradas na trajetória de construção de sua identidade de leitor/produtor de textos/pesquisador.”

O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão destaca: “Os estudos assinalam caminhos para a sintonia de educação de jovens e adultos e educação profissional em rever trajetórias e aprimorar a formação de jovens e adultos, apontando novas possibilidades através da elevação da escolaridade na educação profissional do Acre”.

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