Na última quarta, 31, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou, por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, a formatura de 21 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Manoel Urbano. Na semana anterior, o IDM formara também 18 ACS e 20 Técnicos em Enfermagem em Porto Walter.
A formação do curso de ACS é uma solicitação do Ministério da Saúde para qualificar o quadro de servidores da saúde em todos os Estados e municípios do país. O governo do Acre já ofertou o curso nos 22 municípios e tem o objetivo de qualificar todos os profissionais de saúde.
A formação de Técnicos em Enfermagem também se iniciou devido à necessidade da qualificação, já que os profissionais eram apenas auxiliares de enfermagem. Segundo a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Amanda Amorim, “ter profissionais qualificados ajuda a minimizar a carência da assistência em saúde no município, e agora eles estão mais preparados para atuar nas comunidades das zonas urbana e rural de Porto Walter”.
Para a coordenadora do curso de ACS, Sabrine Coelho “a formação é o diferencial na vida profissional dos educandos, que agora estão realmente bem preparados para oferecer às suas comunidades um atendimento de qualidade, colocando em prática o aprendizado vivenciado no curso”.
O novo ACS Vaniz Ribeiro Bezerra, representante da turma de Manoel Urbano, relata que “para muitos já estava ofuscada a capacidade de sonhar e vencer obstáculos, mas a vontade de vencer foi superior ao medo. Sabemos que somos guerreiros, porque muitas vezes deixávamos de dormir diante de uma nova atividade que nos era designada. Muitas vezes estávamos preocupados com nossos familiares que estavam em casa, na zona rural, às margens do Rio Purus. E hoje, agradecemos ao governo do Estado e ao Instituto Dom Moacyr pela oportunidade e por mais uma etapa vencida”.
A coordenadora da Escola de Saúde Anna Abreu avalia essa formação como essencial para o Estado do Acre. “Temos a grata satisfação de saber que estamos entregando para a sociedade acreana trabalhadores qualificados que irão fazer a diferença no atendimento à saúde das famílias”, disse.