Ideias da Aldeia entrevista Binho Marques na abertura da temporada 2010

Programa da TV Aldeia está em nova fase, com muito mais interatividade com o público através de novas tecnologias e redes sociais

{flv}ideias_13_04_gov{/flv}

O programa Ideias da Aldeia, da TV Aldeia, abriu nesta terça-feira, 13, a temporada 2010 trazendo como novidade amplo espaço de participação e interatividade com o telespectador através do Twitter (twitter.com/ideiasdaaldeia). Mas a produção promete muito mais e, para começar, o jornalista Jorge Henrique, apresentador do programa, entrevistou o governador Binho Marques. "As pessoas vão ficar muito mais próximas da produção do programa", garantiu Jorge Henrique. O Ideias vai ao ar às terças, às 21h30, com reprises quarta, às 12h30, e domingo, às 22 horas.

A conversa foi iniciada com a pergunta sobre o projeto de fazer em quatro anos o que demandaria oito no Governo do Acre. Binho mostrou que o conjunto de obras, programas e ações ocorre em volume tal que, somando-se os três mandatos da Frente Popular do Acre, fez-se mais que em toda a história do Estado. Igualmente, disse o governador, foram conferidas "mudanças conceituais profundas" na política e na gestão pública.  "Nós estamos fazendo algo inédito e com profundidade."

programa_ideias_da_aldeia_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Ele respondeu a perguntas feitas através do Twitter, serviço de microblog que se transformou numa das mais importantes redes sociais do mundo. O tuiteiro Wesley Rogério quis saber se haverá obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Conjunto Tangará e no igarapé São Francisco, em Rio Branco. Binho respondeu que o Presidente Lula fica triste ao ver a dificuldade que Estados e municípios encontram para aplicação dos recursos do PAC. Com esse programa, segundo Binho Marques, o Brasil acessou novos patamares de desenvolvimento mesmo diante da complexidade de execução. "Transformar investimento depende de cada Estado e aí o Acre se destaca. O Governo do Acre tem capacidade de gestão e organização. O PAC no Acre é exemplo para o Brasil", disse, referindo-se as ações que não são apenas obras estruturantes, mas instrumentos de inclusão social, como as Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs) que contemplam investimentos também no saneamento básico, sistema que até o final do ano estará tratando 70% do esgoto produzido na capital.  

{xtypo_quote_right} Transformar investimento depende de cada Estado e aí o Acre se destaca. O Governo do Acre tem capacidade de gestão e organização.
Binho Marques, governador{/xtypo_quote_right}Em habitação, Binho citou que estão sendo construídas 10 mil moradias para pessoas de baixa renda. Citou como exemplo o caso de uma família de oito pessoas que vive num único cômodo, muitas vezes numa situação desequilibrada que acaba trazendo abusos, falta de saúde, muitos problemas. "Uma residência ajuda a equilibrar uma família. O programa de habitação faz parte de um conjunto de ações em saúde, educação e segurança". Outras perguntas envolvendo a questão do urbanismo foram feitas envolvendo também bairros como o Taquari, que devido estar localizado numa região muito baixa sofre risco de alagação, o que dificulta os investimentos. Ainda assim, Governo e Prefeitura de Rio Branco atuam para minimizar as dificuldades da população. Quanto a imprensa, Binho diz que o bom jornalismo favorece a população na medida em que alerta o governo e a sociedade acerca de determinados problemas.

"O senhor fez mais que o governador Jorge Viana?", quis saber o tuiteiro Venícios (Blog do Venícios). "Não", respondeu Binho Marques. O que o ex-governador fez, afirmou Binho Marques, o mais difícil. "A principal obra de Jorge Viana foi fazer com que o povo acreano recuperasse a autoestima. O Jorge criou conceito de governo, outra maneira de governar num momento difícil, em que era necessário restaurar a legalidade".

Veja um resumo da entrevista que inaugurou a temporada 2010 do Ideias da Aldeia:

PROACRE E FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO

"O ProAcre nasceu no Projeto Seringueiro, criado pelo Chico Mendes em 1981. Construímos 40 escolas, 12 postos de saúde e uma cooperativa. As coisas mudaram mas naquele tempo éramos sozinhos e uma das características do Chico era não ficar reclamando. O ProAcre é uma essência disso. É a comunidade fortalecida. O Governo entra mas não substitui a comunidade".

RAMAIS, PRODUÇÃO E MELHORIA DE VIDA

"O solo do Acre é complicado. É a formação geológica mais recente do planeta. E com as chuvas, todo o trabalho de um ano tem de ser refeito no ano seguinte. Nós inauguramos uma nova era, que é o asfaltamento do ramal. Temos triplicado a produção de grãos, ampliado a cadeia produtiva do leite, de aves, e muito mais. Há agora uma classe média rural, as pessoas têm moto, carro. Mas quando eu trabalhava no Projeto Seringueiro, era uma pobreza tremenda. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) dizia que em 2004 56% da população vivia abaixo da linha da pobreza. Em 2008, esse número caiu para 38%".

BR 364

"Meu sonho sempre foi concluir a BR 364 em 2010. Acho que a gente está fazendo mais do que se imaginou. Os investimentos passam de R$ 1 bilhão (no asfaltamento do trecho entre Sena Madureira e Feijó, e na recuperação do trecho entre Cruzeiro do Sul e o rio Liberdade). Estamos fazendo todo esforço. Nunca se teve 3.000 homens, mais de 1.000 máquinas e equipamentos, mas, contraditoriamente, a chuva atrapalhou nosso trabalho. As chances de se concluir este ano são mínimas, mas no próximo ano, o futuro governador termina a obra".

MEIO AMBIENTE

"O Acre foi destaque em vários encontros internacionais – em Copenhague, Washigton.
Tudo o que a gente aprendeu com o Chico Mendes é que é possível juntar essas duas coisas: desenvolvimento com proteção à Natureza. O Chico foi um grande intelectual de baixa escolaridade. Ele criou o socioambientalismo. O Acre tem dado lições práticas, como é possível ver nas experiências do Seringal Cachoeira, nossa BR 364, nosso projeto de REDD, o Programa de Florestas Plantadas".

SAÚDE

"O Acre terá a melhor rede de saúde pública dentro da responsabilidade do Estado. Quando falo que o Acre será o melhor lugar para se viver na Amazônia é porque terá o melhor sistema de saúde, educação, segurança. Ora, se o Acre tem esses três porta-aviões do serviço público é um sistema invejável. Chegamos ao ponto de ter as melhores escolas".

FLORESTA DIGITAL

"É um projeto inovador no planeta. Quando vou a Brasília, fico em um hotel cuja internet é de graça, mas numa velocidade baixa. Conheço vários lugares e sei que é muito difícil ter internet. Não conheço Estado que tenha tomado a decisão de garantir internet gratuita para todos. Para ter o sinal do Floresta Digital é preciso uma antena, cujo preço está cada vez mais baixo, e que pode até ser montada usando uma latinha. O Floresta Digital é um projeto muito importante e estou orgulho dele, que elevará o padrão cultural da sociedade".

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E REELEIÇÃO

"Voto na Dilma (Roussef, ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República). A gente fica balanceado porque a Marina (Silva, senadora e pré-candidata do PV à Presidência)  é maravilhosa. Mas não tem uma frente de partidos.  Voto na Dilma porque sou partidário e disciplinado. Eu me sinto há três mandatos no poder e não irei para um próximo. Tenho agora um projeto de vida, quem sabe fazer um doutorado reunindo tudo o que realizamos nestes anos para servir a prefeitos e governadores".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter