O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), consegue ano a ano melhorar seu desempenho na garantia da sanidade vegetal e animal nos 22 municípios do estado. No último fim de semana, o instituto realizou a entrega de veículos como barcos, motos e quadriciclo.
As Unidades Locais de Defesa Agropecuária (Uldag) de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo foram beneficiadas.
Além disso, foram entregues novas sedes com acesso a internet em Porto Walter e Marechal. As ações fazem parte do planejamento estratégico realizados com as equipes do Juruá e Tarauacá/Envira, em acordo ao pedido do deputado estadual Lourival Marques.
Em Porto Walter, foi entregue um quadriciclo, um barco em alumínio 6m, com motor de polpa. O município possui um rebanho de aproximadamente 7.500 cabeças de gado e mais de cinquenta quilômetros de ramal, o município elevou seu índice de vacinação contra aftosa de 60% para expressivos 96%.
A substituição do transporte animal para o quadriciclo foi determinante para o alcance do índice na campanha deste ano. “Com meu cavalinho eu conseguia atender até três propriedades em um dia, agora com o quadriciclo eu fecho um ramal em um dia”, disse José Alfredo chefe da Uldag de Porto Walter.
Em Marechal Thaumaturgo foi entregue uma moto, um barco em alumínio 6m, com motor de polpa. Na cidade onde os rios são as estradas, os barcos são fundamentais para visitar as mais de 400 propriedades cadastradas no Idaf. A nova sede do órgão tem agora acesso a internet que facilita o trabalho na declaração das vacinas.
“Isso só melhora nosso serviço nossos índices seguem aumentando, nesta primeira etapa foi 97% de cobertura vacinal e o escritório novo ajudou bastante e não iremos mais alugar barcos”, afirmou Willans Praxedes chefe da Uldag de Marechal.
Em Rodrigues Alves o índice foi 99,48%, faltando apenas uma propriedade declarar sua vacina. A cidade possui 900 quilômetros de ramais e recebeu uma moto, um barco em alumínio 6m, com motor de polpa.
“Nós visitamos as unidades com o dever de garantir melhores condições de trabalho, o Idaf ganha, os funcionários ganham e população do estado também, pois sabe da sanidade dos nossos animais”, pontuou o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.
“Minha indicação foi no intuito de fortalecer as ações de defesa agropecuária e florestal de nosso estado, a entrega desse equipamentos representa qualidade na mesa dos moradores dos municípios”, disse o deputado estadual, Lourival Marques.