Idaf promove ação sobre o uso correto de agrotóxicos para a segurança do trabalhador rural e a produção de alimentos com qualidade

Os produtores rurais do município de Senador Guiomard, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, acompanharam durante essa semana ações realizadas por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) sobre a importância do uso correto e seguro de produtos agrotóxicos.

Na ocasião, os engenheiros agrônomos do órgão instruíram os produtores quanto ao uso correto dos produtos usados para controle de pragas e doenças, a metodologia de aplicação,  transporte e armazenamento de agrotóxicos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos.

Equipe do Idaf explicou sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos na agricultura no estado. Sandra Teixeira/Idaf

“A ação tem como tema principal as boas práticas de uso de produtos agrotóxicos. Nós, enquanto órgão de defesa agropecuária, temos trabalhado constantemente na educação sanitária, de acordo com a legislação, no sentido de orientar os produtores rurais, conscientizar os agricultores do uso correto na aplicação na lavoura e proteção da saúde tanto do trabalhador rural quanto do consumidor”, ressalta Marcelo Machado, engenheiro agrônomo do Idaf.

Os agrotóxicos são produtos destinados  a proteger as culturas agrícolas de pragas e doenças. No entanto, o manejo inadequado desses produtos pode trazer riscos à saúde humana, ao meio ambiente e à biodiversidade, por isso o produtor só deve adquirir agrotóxicos quando for orientado por um profissional legalmente habilitado, que terá a responsabilidade de prescrever o produto para o controle da praga-alvo.

A utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) também é fundamental para a segurança do aplicador. Foto: Sandra Teixeira/Idaf

“Moro no assentamento Pirã de Rã e estou aqui para aprender a cuidar bem da minha plantação, da importância de consultar um profissional para me ajudar na escolha de um bom produto e menos tóxico, e também aprendi que aplicar agrotóxicos  nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, ajuda a minimizar a evaporação e a exposição de pessoas e animais”, comentou Neicilene da Silva, produtora rural de Senador Guiomard.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter