Idaf prepara campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos no Alto Acre

Epitaciolândia, distante 220 quilômetros de Rio Branco, recebe na próxima semana a campanha de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos acontece em Epitaciolândia no dia 26 de junho (Foto: Leônidas Badaró)
Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos será em Epitaciolândia, dia 26 deste mês (Foto: Leônidas Badaró)

Programada para o dia 26 deste mês, a campanha tem por objetivo conscientizar os produtores rurais sobre a necessidade de cumprir a determinação da legislação que obriga a devolução das embalagens de agrotóxicos por causarem risco à saúde das pessoas e a contaminação do meio ambiente.

Além da obrigatoriedade da devolução, é necessário seguir algumas determinações para garantir a saúde da população, como explica Oder Gurgel, coordenador de fiscalização de agrotóxicos e afins do Idaf. “Assim que for concluída a aplicação do produto, o produtor precisa realizar a tríplice lavagem. Depois, é preciso danificar a embalagem para garantir que ela não seja reutilizada e, depois, devolver ao posto de recolhimento”, afirma.

Durante todo o dia de programação, a equipe do Idaf vai repassar aos produtores rurais orientações sobre os procedimentos e doar mudas aos que forem devolver as embalagens vazias.

A multa para quem não cumprir a lei varia entre R$ 1.000 e R$ 2,5 mil, sendo o dobro em caso de reincidência. Suhelen Alves, gerente de defesa e inspeção sanitária vegetal do Idaf, afirma que a multa só é aplicada em último caso. “O objetivo da instituição é conscientizar o produtor rural. A gente sabe que o agrotóxico é usado para a produção de alimentos em larga escala, mas se não for usado da forma correta, pode provocar vários problemas de saúde”, destaca.

A campanha de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pelo Idaf será realizada no posto de passagem do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Epitaciolândia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter