Idaf encerra campanha de vacina contra a aftosa

Estimativa é que índice de vacinação será superior a 98% (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Estimativa é de que índice de vacinação será superior a 98% (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Terminou na quarta-feira, 30, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o rebanho bovino acreano está estimado em mais de 2,8 milhões de animais.

Ainda não existem números precisos da quantidade de animais que foram imunizados, já que após o período de campanha os criadores de gado têm até o próximo dia 15 para, de forma obrigatória, declarar que fizeram a vacinação de seus animais.

Mesmo assim, o coordenador de programa da febre aftosa no Idaf, Jean Carlos Torres, garante que, pelo monitoramento que o instituto faz da comercialização das doses de vacina junto às casas agropecuárias, o índice no Acre deve ser superior a 98%.

“Apesar de o Ministério de Agricultura e Pecuária estipular como meta mínima o índice de 95%, nós trabalhamos com um corte de 98%. Sentindo o termômetro da venda da vacina, temos certeza de que mais uma vez iremos alcançar a meta. Temos que agradecer ao produtor rural e aos servidores do Idaf, pela dedicação”, afirma Torres.

As parcerias garantem a logística capaz de fazer com que o Idaf alcance todas as propriedades rurais que criam gado, mesmo as mais distantes, também destacado pelo diretor-presidente do instituto, Ronaldo Queiróz.

“Mais uma vez vamos alcançar nosso objetivo de garantir a sanidade do nosso rebanho. Esse sucesso só é possível graças às parcerias de entidades como a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária do Acre, o Fundepec e também a Federação da Agricultura, que nos dão todo o suporte necessário.”

O Acre, há mais de 11 anos, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre da febre aftosa.