Idaf e Senar discutem parceria para cursos aos produtores rurais

Reunião discute oferta de cursos para o homem do campo em parceria do Idaf com o Senar (Foto: Leônidas Badaró)
Reunião discute oferta de cursos para o homem do campo em parceria do Idaf com o Senar (Foto: Leônidas Badaró)

Na manhã dessa terça-feira, 2, representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) discutiram em reunião o aprimoramento da parceria que já é desenvolvida entre as duas instituições.

Idaf e Senar já trabalham de forma conjunta na oferta de cursos para os produtores rurais de todo o Estado. Em 2015, a parceria continua levando conhecimento ao homem do campo. A intenção este ano é fazer um levantamento das principais necessidades da oferta de cursos para os produtores.

Uma das relevantes demandas que chegam às duas instituições é o curso de vacinador contra a brucelose, que é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para o ser humano. Para combater a doença é obrigatória a vacinação das bezerras de três a oito meses de idade.

Ilcilene Andrade, coordenadora técnica do Senar, afirma que a parceria com o Idaf é de extrema importância para melhorar a vida do homem do campo. “Nossa função é levar formação aos produtores. Por meio do conhecimento a gente muda a vida dos produtores, aumenta e melhora a produção rural”, destaca.

Como a principal demanda da parceria entre as duas instituições é o curso de vacinador, a intenção é fazer um levantamento para diagnosticar onde estão as pessoas que já foram capacitadas e identificar quais áreas ainda têm carência de vacinadores qualificados.

“Como a gente cobra que os pecuaristas vacinem seus rebanhos de três a oito meses, é preciso ter gente qualificada. Estamos avaliando onde ainda há necessidade de qualificação, principalmente nos locais mais distantes, onde a falta de profissionais é constatada”, afirma Mamed Dankar, diretor-presidente do Idaf.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter