Idaf e Fundepec: parceria garante avanços na pecuária do Acre

Rebanho bovino do estado está estimado em mais de 2,8 milhões de animais, o que coloca o Acre como a 14ª maior criação do país (foto: Leônidas Badaró)
Rebanho bovino do estado está estimado em mais de 2,8 milhões de animais, o que coloca o Acre como a 14ª maior criação do país (foto: Leônidas Badaró)

O sucesso da política de sanidade animal desenvolvido pelo governo do Acre se reflete no reconhecimento internacional alcançado ao longo dos últimos anos. Como exemplos, é possível citar o status de zona livre de febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal há 11 anos, e, mais recentemente, em maio deste ano, quando a mesma entidade reconheceu o estado como zona livre da peste suína clássica.

Responsável pela política de defesa animal, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) celebra o excelente momento vivido pelos produtores rurais que investem na criação de animais, seja de gado, de suínos ou de aves.

Alcídes Teixeira, presidente do Fundepec ao centro, recebe uma cópia do certificado de zona livre de peste suína clássica (foto: Vinicius Charife/Idaf)
Alcídes Teixeira, presidente do Fundepec (C), recebe cópia do certificado de zona livre de peste suína clássica (foto: Vinicius Charife/Idaf)

Os bons índices alcançados são resultado das parcerias que o governo tem feito com o setor privado. O recorde registrado na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em maio deste ano, quando o estado alcançou 99,12% do rebanho imunizado, mostra como poder público e pecuaristas têm dado as mãos para promover o fortalecimento da pecuária.

Uma das principais parcerias para que o gado criado no estado seja considerado um dos melhores do país vem do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec).

Além da parceria durante a campanha de vacinação, que garante a logística para que as equipes de vacinadores cheguem às propriedades mais distantes, o fundo arca com os custos de 20 colaboradores do Idaf em 14 municípios. Outra parceria importante foi a informatização do sistema de acesso aos serviços do instituto. Atualmente, o produtor rural retira a Guia de Trânsito Animal (GTA) de forma eletrônica, sem a necessidade de comparecimento a um escritório do órgão.

Acre deve implantar declaração online de vacina contra a aftosa

Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf, visitou o presidente do Fundepec, Alcídes Teixeira, para agradecer a parceria e celebrar as conquistas no setor.

“A gente só tem a agradecer ao Fundo pelo importante apoio que nos tem dado. Hoje, o Fundepec é o grande parceiro responsável pela qualidade do rebanho bovino que temos no estado”, garante Queiróz.

Durante a visita, as duas instituições já asseguraram mais uma parceria importante para o setor pecuário, com o projeto de implantação da declaração online de vacinação. “O Acre vai ser o terceiro estado a implantar esse serviço. Mais uma vez o produtor rural vai ser parceiro do Idaf”, afirma Teixeira.

O rebanho bovino no estado está estimado em mais de 2,8 milhões de animais, o que coloca o Acre na 14ª posição do país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter