Iapen recebe visita de conselhos de classe e outras sete instituições

Representantes de instituições visitaram todos os pavilhões do presídio da capital (Fotos: Elenilson Oliveira)
Representantes de instituições visitaram todos os pavilhões do presídio da capital (Fotos: Elenilson Oliveira)

As unidades penitenciárias de Rio Branco receberam na manhã desta quinta-feira, 30, visitas de inspeção de alguns conselhos de classe. A inspeção é uma ação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde.

A visita é uma inspeção nacional aos manicômios judiciários, hospitais de custódias ou similares, para averiguação da efetividade da implantação das portarias interministeriais que tratam sobre o atendimento de saúde às pessoas com transtorno mental e em conflito com a lei. Como no Acre não existem manicômios judiciários nem hospitais de custódia, a visita foi realizada nas unidades penitenciárias da capital, onde se encontram dez internos com transtorno mental.

Para a psicóloga Samara Lopes, que acompanhou a ação, trata-se de um trabalho de grande importância para que se possa garantir um atendimento de qualidade, oferecendo uma atenção especial à saúde mental no sistema penitenciário, podendo assim garantir o direito das pessoas assistidas.

Também participaram da inspeção o Ministério Público do Acre (MPAC), o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o Conselho Regional de Serviço Social (Cress), a Vigilância Sanitária, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular CDDHEP/AC e a Divisão de Saúde Mental do Departamento de Ações Programáticas e Estratégias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter