Iapen recebe visita de caravana da Bolívia para troca de conhecimento sobre os sistemas penitenciários

A diretora do Presídio de Pando, na Bolívia, Perla Galindo, foi recebida na Sede do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), juntamente com sua equipe, pelo presidente da instituição, Alexandre Nascimento, nessa quinta-feira, 25. Na ocasião, os representantes das instituições dialogaram sobre o funcionamento do Sistema Penitenciário do Acre e também da Bolívia.

Diretora do presídio de Pando, na Bolívia, Perla Galindo, durante reunião na sede do Iapen. Foto: Clébson Vale/Iapen

Alexandre Nascimento, presidente do Iapen, disse que, a visita dos representantes bolivianos, que fazem o gerenciamento do sistema penitenciário daquele país, trata-se da necessidade de buscar experiências e integrar conhecimento. “Eles querem implantar lá no país vizinho a Polícia Penal para cuidar do sistema penitenciário, então eles vieram verificar in loco como é que funciona esse sistema. Quem sabe esse conhecimento seja replicado lá”, disse.

Caravana de Pando reunida com diretoria do Iapen. Foto: Clébson Vale/Iapen

Após a reunião na Sede do Iapen, a caravana seguiu para o Presídio de Senador Guiomard, onde conheceu a estrutura e rotina no local, incluindo a área externa onde funcionam a marcenaria e a fazendinha, onde presos, com portaria, podem trabalhar na fabricação de móveis e utensílios de madeira e também cuidando da horta e dos animais.

Caravana de Pando caminhando ao lado da horta, durante visita a UPQ. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Perla Galindo, diretora do Presídio de Pando, disse que a relação entre Bolívia e Brasil, por meio do Departamento de Pando e Estado do Acre é fundamental em diversas questões processuais, especialmente, quando se trata de prisões. Ela destacou ainda a importância de fazer esse intercâmbio de informações.  “O objetivo fundamental é estabelecer esses laços para que ambos os países possam obter informações correspondentes ao Sistema Penitenciário do Brasil e ao Sistema Penitenciário da Bolívia”, ressaltou.

Profissionais do Acre e Bolívia reunidos em frente a UPQ. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Ao final do encontro, Perla Galindo convidou o presidente, juntamente com sua diretoria para também fazer uma visita a Pando, com o intuito de conhecer o Sistema Penitenciário da Bolívia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter