Iapen realiza palestra sobre câncer de próstata no presídio de Senador Guiomard

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizou nesta segunda-feira, 30, a última palestra da campanha Novembro Azul 2020 no Sistema Penitenciário. Esta foi a vez dos presos da Unidade Penitenciária do Quinari (UPQ), localizada no município de Senador Guiomard, receberem as orientações dos profissionais de saúde.

Ao longo de todo o mês, o Sistema esteve voltado para a saúde do homem com palestras sobre saúde mental e prevenção contra o câncer de próstata, vacinas, mutirão de atendimento clínico geral e testes rápidos. As ações foram desenvolvidas em todas as unidades penitenciárias do estado, sempre em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e secretarias de Saúde dos municípios.

Detentos foram orientados sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde Foto: Iapen/AC

Para o diretor da UPQ, Eliton Cavalcante, as palestras foram fundamentais, pois além de proporcionar a informação sobre a saúde do homem para os apenados, estes puderam tirar dúvidas sobre o exame da próstata e se tornaram multiplicadores dentro do cárcere. “Desta forma nós vamos poder abrangem o maior número de reeducandos”, disse.

A chefe da divisão de Saúde, Ingrid Kariny Suárez, destacou que esta foi a maior campanha de saúde já vista em um mês temático no Sistema Penitenciário. “Nós não imaginávamos que diante de uma pandemia conseguiríamos fazer campanhas tão grandes como foi o Outubro Rosa e o Novembro Azul deste ano. Tudo isso é fruto das parcerias firmadas com as secretarias de saúde do Estado e dos municípios”, ressaltou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest