O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realiza o Fórum Permanente de Atuação no Sistema Prisional. O evento acontece no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (See) nos dias 8 e 9 de maio e reúne servidores do Iapen, familiares de reeducandos, sociedade civil organizada e entidades parceiras.
O objetivo é promover a reflexão e o compartilhamento de experiências nas diferentes áreas de atuação no sistema prisional e proporcionar melhor desempenho e efetividade na execução de suas ações. O fórum propõe mudanças nos fluxos e procedimentos do instituto e que possam tornar as ações mais eficientes.
O diretor-presidente do Iapen, Dirceu Augusto disse que “a intenção do fórum é trazer a público e discutir os problemas do sistema, tirar as reivindicações dos servidores do gabinete e levar ao conhecimento da população”, afirmou. Além disso, estudantes universitários acompanham as discussões e propõem soluções dentro de suas áreas.
A gerente de Reintegração Social e Saúde do Iapen, Madalena Ferreira, afirmou que “o evento deve discutir as ações de apoio àqueles que, neste momento, estão reclusos e buscar auxílio junto às entidades parceiras como tribunais de justiça, ministérios públicos, secretarias de saúde e assistência social e defensorias públicas”, declarou.
Todas as definições serão implantadas pelo sistema no decorrer dos próximos dias, o fórum terá encontros mensais e deve auxiliar no melhoramento da gestão penitenciária.