Iapen realiza exames para prevenir câncer de colo do útero em penitenciária feminina de Rio Branco

As mulheres privadas de liberdade da penitenciária feminina de Rio Branco foram atendidas nesta sexta-feira, 26, com exames preventivos de câncer de colo do útero (PCCU) e mamografia. A ação é contínua no Instituto de Administração Penitenciária( Iapen-AC) e conta com parceiros, como as secretarias de Estado da Mulher (Semulher) e de Saúde (Sesacre) e do Hospital de Amor, que efetiva as demandas com o apoio da unidade móvel, a Carreta do Amor. 

Interna da penitenciária é encaminhada para receber atendimento médico. Foto: Clebson Vale/Iapen

A divisão de Saúde do Iapen atua na oferta do serviço há três anos. “É um trabalho que visa à prevenção, além de tratar as mulheres que precisam do serviço médico”, explica a chefe do setor, Ingrid Suarez.

Mais de 30 atendimentos foram realizados nesta sexta-feira. Foto: Clebson Vale/Iapen

Com a investigação e a identificação da doença no início, a probabilidade de cura é alta, principalmente para mulheres entre 18 e 45 anos que têm vida sexual ativa. 

A diretora da unidade penitenciária, Dalvanir Azevedo, destacou: “O atendimento ginecológico é essencial para que a mulher mantenha os cuidados necessários com a saúde”. 

“O intuito do Iapen é deixar o ambiente mais humanizado, a fim de que ao término da pena, todas essas mulheres possam seguir suas vidas. Além disso, é uma orientação do governador Gladson que as secretarias estejam empenhadas e unidas”, frisou o presidente da instituição, Glauber Feitoza.

Equipes atuantes da Secretaria da Mulher, Hospital do Amor e Instituto de Administração Penitenciária. Foto: Clebson Vale/Iapen

O governo do Acre fortalece a promoção de ações que apoiam as políticas públicas para as mulheres que estão privadas de liberdade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter