Iapen oferece palestra de prevenção ao câncer a mulheres em cumprimento de medida cautelar

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), realizou nesta quinta-feira, 22, uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa para mulheres em cumprimento de medidas cautelares. A programação foi realizada nas dependências do Horto Florestal, em Rio Branco, e contou com a participação do diretor executivo operacional do Iapen, Glauber Feitosa, e de acadêmicas do curso de Enfermagem.

Durante o evento, foram debatidas as temáticas do câncer de mama e o câncer de colo do útero, que acomete e mata milhares de mulheres a cada ano. Além de explanarem os perigos advindos dessas enfermidades, as estudantes também exemplificaram as maneiras adequadas de se realizar o autoexame de mama, bem como dos procedimentos do tratamento, e ressaltaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Evento debateu a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero Foto: Renato Menezes

Na oportunidade, o diretor executivo parabenizou a ação desenvolvida pela Ciap e ressaltou a necessidade da disseminação de informações referentes à temática. “É bem melhor quando a doença é detectada antes, pois o tratamento acaba sendo mais eficaz. Vocês que estão aqui hoje vão poder multiplicar essas informações em caráter de prevenção, podendo levar para a família e amigas”, pontuou.

A informação é a melhor saída

Para a coordenadora interina da Ciap, Gabriela Bezerra, a conscientização trazida pela campanha Outubro Rosa é uma necessidade mundial. “Nosso público é diferenciado, elas estão soltas e têm acesso aos serviços de saúde, mas mesmo assim nunca deixamos de fazer ações alusivas à campanha. Apesar de termos uma equipe que pode falar sobre o assunto, nós nos preocupamos em trazer pessoas que são da área da saúde e que são capacitadas para falar com mais propriedade para não dar nenhuma informação errada”, destacou.

Na oportunidade, a coordenadora também agradeceu aos colaboradores que fizeram com que o evento fosse possível, destacando a parceria do Iapen e a prontidão da Urap Roney Meireles e da enfermeira Camila Medin, que se dispuseram a participar, de forma voluntária, com as alunas. “Acredito que o resultado de hoje foi bastante positivo. Mesmo com a chuva no horário e com o local não sendo central – pois preferimos escolher um local arejado por conta da pandemia –, elas compareceram e participaram da palestra”, disse.

Palestra foi realizada em espaço aberto do Horto Florestal, devido aos cuidados de prevenção à Covid 19  Foto: Renato Menezes

Interação com as participantes

A acadêmica do último período de Enfermagem da Uninorte Joelma Paiva foi uma das alunas que ministrou a palestra às mulheres. Atualmente, faz estágio supervisionado na Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (Urap) Roney Meireles e destacou a importância da ação para a vida profissional e pessoal.

Para ela, o autoconhecimento do corpo é uma das melhores formas de prevenção do câncer de mama. “Muito se fala do câncer de mama, mas não é dito como conhecer o próprio corpo e como detectar possíveis alterações, sendo que existe o autoexame que podemos fazer após o banho, por exemplo”, destacou.

Autoconhecimento do corpo é uma das melhores formas de prevenção do câncer de mama  Foto: Renato Menezes

Joelma contou que veio com mais nove estudantes e que se sente muito honrada em poder participar e aplicar a teoria e a prática a serviço da sociedade. “Para mim, como acadêmica, e para minhas colegas, o sentimento é de felicidade em poder participar da ação e de contribuir para a comunidade em geral com os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O mais gratificante de tudo isso é poder ver que o retorno que ganhamos vem em forma de disseminação de informação para outras mulheres”, observou.

Aline Gomes ganhou o livro “Transformando dor em alegria”, da autora Maria Inêz Pereira de Melo Foto: Renato Menezes

Durante a palestra, a organização sorteou um exemplar do livro “Transformando dor em alegria”, escrito por Maria Inês Pereira de Melo, que conta a luta e a vitória contra o câncer de mama. A contemplada foi Aline Gomes, que cumpre medidas cautelares. Aline considerou que a palestra foi muito importante para as mulheres que estavam presentes e que absorveu os conhecimentos promovidos pelas estudantes. “Aprendi sobre o como o câncer de mama se desenvolve e como podemos nos prevenir dessa doença. Infelizmente, muita gente ainda não sabe e conhecimento nunca é demais”, analisou.

(Matéria produzida pelo estagiário Renato Menezes)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter