Iapen inaugura espaço para visitantes no Complexo Penitenciário de Rio Branco e faz entrega de documentos para detentos

Com objetivo de trazer mais dignidade para familiares de detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, foi inaugurado, nesta quinta-feira, 11, o novo bloco de visitantes, um espaço preparado e projetado para proporcionar maior conforto e segurança aos familiares dos reeducandos.

Complexo Penitenciário de Rio Branco dispõe de novo espaço para visitantes. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Paulo Renato Dantas, chefe de Departamento Desenvolvimento e Infraestrutura do Iapen, responsável pelo projeto, disse que o espaço, além de trazer mais dignidade aos visitantes, melhora também a questão da segurança no local. “Setorizamos essa parte frontal do complexo penitenciário, desvinculando a parte de segurança da parte de recepção de familiares. Então aqui a gente não está só criando um setor para abrigar os familiares, mas também organizando a parte de segurança da entrada do complexo penitenciário”, explicou.

Autoridades participaram da inauguração. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Caio Carvalho, diretor da Unidade de Regime Fechado (URF), destacou a importância do Tribunal de Justiça do Acre na realização do projeto e os benefícios que a nova estrutura proporciona aos familiares dos presos. “O bloco foi feito com recursos do Tribunal de Justiça do Acre, por meio de uma interlocução do promotor de Justiça Tales Tranin, com o juiz do município de Xapuri. Antigamente, quando não havia esse espaço, os visitantes ficavam no sol e chuva. Era uma situação complicada, e agora temos um local arejado, grande, com banheiro, água, interfone e bancos”, relatou.

Espaço trará mais dignidade para familiares de presos. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A secretária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Acre (GMF), Débora Nogueira, ressaltou que a ressocialização envolve um longo processo, em que é fundamental a presença da família. “As famílias estando presentes e bem acolhidas os ajudam a compreender que o sistema de Justiça está em prol da ressocialização deles”, avaliou.

Espaço para visitantes fica na entrada do complexo. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Na mesma oportunidade, foi realizada a entrega de 690 documentos para os reeducandos, entre certidões de nascimento e de casamento, carteiras de identidade e CPF, emitidos durante a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, do Conselho Nacional de Justiça.

André Vinício Assis, diretor de Reintegração Social do Iapen, disse que a ação foi um sucesso, com 230 reeducandos contemplados em todos os estabelecimentos penais do estado.

Foram emitidos 690 documentos para detentos de todo o estado. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A chefe de Divisão de Assistência Social e Atenção à Família, Cláudia Costa, explicou que as pessoas selecionadas para a ação foram, em sua maioria, pré-egressos do sistema prisional. “Alguns deles não tinham a documentação, outros tinham um documento muito antigo ou haviam perdido. Então, os documentos de todos foram atualizados para a nova Carteira de Identidade Nacional”, relatou.

O sucesso na ação foi possível devido ao trabalho realizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil, que esteve em todas as unidades prisionais do estado. Junior César da Silva, diretor do órgão, falou sobre a parceria com o Iapen. “O delegado-geral José Henrique Maciel teve a preocupação de aproximar o Instituto de Identificação dos reeducandos e desburocratizar o serviço de identidade, que é essencial para o cidadão”, informou.

Detento diz que se sente grato pelas oportunidades. Foto: Zayra Amorim/Iapen

F.A.C. foi um dos beneficiados com a ação. Dentro de seis meses, voltará a conviver em sociedade e ter seu documento atualizado em mãos vai ajudá-lo no processo de ressocialização. O detento se disse feliz em saber que sua esposa, que está grávida, será melhor acolhida durante as visitas. “É cansativo a pessoa ficar em pé, e esse estabelecimento que eles fizeram aqui foi muito bom; só agradeço mesmo”, aprovou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter