O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou nesta segunda-feira, 28, a certificação profissional de 14 reeducandos do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Os cursistas concluíram o curso de eletricista predial de baixa tensão.
Com duração de 160 horas, o curso do Pronatec Prisional teve como objetivo a qualificação profissional dos apenados, garantido a possibilidade de reinserção social por meio do trabalho. A capacitação contou com a parceria do Instituto de Assistência e Inclusão Social e a Secretaria de Educação,Cultura e Esporte (SEE).
O professor do curso, Ítalo Frank dos Santos disse que a capacitação é importante para o processo de ressocialização e que continuam em andamento os cursos de pedreiro, salgadeiro e cabeleireiro em unidades da capital e do interior.
Wenderson Rodrigues de Souza, 25 anos, preso há 3 anos e 5 meses, ressaltou o ganho de aprendizagem e a possibilidade de ampliação do conhecimento. Ele destacou também a perspectiva de futuro fora dos muros do presídio.
“Foi uma porta que se abriu. Além disso, eu também vejo como uma saída do mundo do crime e reinserção na sociedade”, afirmou.
De acordo com a gerente de Educação, Trabalho e Negócios, Dalvani Azevedo, o intuito da instituição é proporcionar a qualificação profissional, ainda dentro do Sistema Prisional.
“Essa é uma possibilidade do preso ter uma profissão. Assim, quando ele retornar para o convívio social, poderá desenvolver uma atividade laboral digna e prestar seus serviços à sociedade”, destacou.