ressocialização

Iapen empossa equipe de reforço profissional para escritório social

As iniciativas do governo do Acre para alcançar melhorias no sistema prisional, buscando a ressocialização dos indivíduos que cumprem penas nos presídios do estado são pontuais e contínuas.

Equipe de profissionais para compor o quadro do escritório social do Iapen foi empossada nesta terça, primeiro de fevereiro. Foto: Neto Lucena/Secom

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) empossou, para o seu escritório social, uma equipe de profissionais incumbidos de criar oportunidades e consequente aumento no número de reintegração de presos  à sociedade.

Os agentes são a advogada Bruna Camili de Souza, a assistente social Cristiane Lopes e o psicólogo André Luiz de Albuquerque. São parceiros do projeto o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e o Conselho Nacional de Justiça.

A ideia é que, dispondo de profissionais qualificados, o escritório elabore políticas de egresso, criando oportunidades que ocasionem a ressocialização dos presos e a diminuição da reincidência à criminalidade.

Diretor do Iapen reconhece que investimentos do governo apresentam resultados positivos em ressocialização. Foto: Neto Lucena/Secom

O diretor do Iapen, Arlenilson Cunha, afirmou que, graças aos investimentos contínuos por parte do governo do Estado promovendo mais oportunidades com a disponibilidade de atividades educacionais, esportivas, culturais e profissionalizantes, o Sistema do Departamento Penitenciário Nacional, registrou melhorias consideráveis, colocando o Estado no nono lugar entre os que mais investiram em ressocialização.

“Temos um egresso que passou no Enem, formou-se em Direito, tem OAB e já está advogando. Outro que ficou em primeiro lugar na Olimpíada de Matemática e inúmeros exemplos que demonstram que os investimentos do governo nos colocam no caminho certo para diminuir a reincidência criminal”, observou Cunha.

Advogada reconhece a complexidade do trabalho com sistema prisional e afirma que a equipe está pronta para os desafios. Foto: Neto Lucena/Secom

A advogada Bruna Camili reconheceu a importância da política de governo voltada para melhorar o sistema, com a criação de oportunidades que venham a estimular a ressocialização: “Os desafios são grandes, mas nossa equipe está com todo gás para obter resultados satisfatórios”.