Iapen e Polícia Civil levam atendimento de emissão de RG ao Complexo Penitenciário de Rio Branco

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, realizou uma ação para emissão de registros gerais para pessoas privadas de libertada no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20.

Chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa. Foto: Lucas Manoel/Iapen

A chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, ressaltou a importância dessa ação: “Para todos os programas e para todos os projetos sociais que precisamos inserir a pessoa em situação de prisão, tanto para vagas de educação, vagas de trabalho, nós precisamos desse documento. E serão emitidos registros gerais agora no novo formato, que é a carteira de identidade nacional, onde já é uma numeração única”.

Detentos recebem atendimento do Instituto de identificação para emissão de carteira de identidade nacional. Foto: Lucas Manoel/Iapen

O detento G.N.S. diz que essa ação vai possibilitar sua reintegração na sociedade para conseguir um trabalho: “Essa nova ação social que o Iapen está proporcionando vai trazer um benefício para mim. Assim que eu sair daqui, vou ter uma nova experiência social, vou poder me reintegrar novamente na sociedade com meus documentos, vou poder conseguir um trabalho”.

Coordenador de Polícia do Instituto de Identificação, Walter Clay Carneiro. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Segundo o coordenador de Polícia do Instituto de Identificação, Walter Clay Carneiro Amaral, o trabalho do instituto é promover a cidadania a todas as pessoas: “A intenção da nossa ação é dar cidadania a todos, independentemente de qualquer circunstância. Estamos aqui há algum tempo, pouco mais de cinco anos e, corriqueiramente, a gente está sempre voltando no presídio, atendendo a demanda do sistema penitenciário”.

Equipes do Iapen e Instituto de Identificação realizam ação de emissão de documentos. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Foram emitidas 100 unidades de RG nesta última edição do projeto, que foi realizado ao longo de 2024, totalizando 484 identidades emitidas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter