Iapen e Ieptec oferecem curso de marceneiro para detentos no Polo Moveleiro de Rio Branco

Com foco na ressocialização e profissionalização dos apenados, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), está oferecendo um curso de marceneiro para os detentos. A capacitação, com uma carga de 280 horas-aulas, teóricas e práticas, é realizada no Polo Moveleiro de Rio Branco e conta com 16 alunos, devendo certificar profissionalmente todos os concludentes da formação.

Detentos fazem curso profissionalizante de marcenaria. Foto: cedida

Já com alguma experiência com marcenaria, o detento A. N. S. se diz muito animado, pois aprendeu novas coisas no curso e agora terá uma certificação profissional, que vai ajudá-lo ao sair: “Tem que ter certificação pra você pegar uma vaga de trabalho”, atesta.

O professor do Ieptec responsável pelas aulas, Roberto dos Santos, relata: “Passei pra eles conhecimentos gerais, primeiramente de móveis, e agora de esquadrias. O mercado de trabalho vai abrir portas para quem está saindo qualificado”.

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, Vítor Djannaro, acredita que é uma grande oportunidade, pois a área de marcenaria tem grande procura, e o curso vai propiciar um futuro mais promissor após o cumprimento da pena: “É uma área em que a mão de obra é escassa. Digo isso pela nossa necessidade aqui no Iapen mesmo”.

Curso profissionalizante de marcenaria deve ajudar detentos na reintegração social, após cumprimento de pena. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Além de ajudá-los no processo de reintegração social, todos os detentos que estão fazendo a formação têm direito à remição de pena.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter