Iapen conclui atividades alusivas ao Outubro Rosa nas unidade prisionais

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) encerrou nesta quarta-feira, 27, as atividades voltadas aos cuidados e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As ações integraram a campanha Outubro Rosa. Uma cerimônia foi feita na Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco.

Durante todo o mês, detentas passaram por exames e receberam orientações. Foto: Elenilson Oliveira

Ao longo do mês de outubro, foram realizados 63 exames de PCCU, 33 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e 314 presas participaram de palestras de prevenção ao câncer mama, colo de útero e orientações quanto ao autoexame e informações sobre higiene íntima nos municípios de Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Segundo o diretor operacional do Iapen, Glauber Feitoza, o objetivo foi promover a dignidade e a tão sonhada ressocialização das detentas. “Essa série de ações que aconteceram aqui em Rio Branco não se resumem só aqui, mas no interior também que recebeu ações de grande relevância. O nosso objetivo enquanto Sistema Prisional é que, ao término do cumprimento de pena das senhoras, nós possamos encontrá-las e ouvir o testemunho de vocês”, ressaltou.

O diretor operacional do Iapen frisou que o foco das ações foi promover a dignidade da pessoa humana. Foto: Elenilson Oliveira

Representando o curso de medicina e enfermagem da Uninorte, o enfermeiro e preceptor de estágio Anthagoras Dantas, falou sobre as orientações oferecidas pelos alunos ao longo do mês. “Aproveitando essa temática do Outubro Rosa, nós falamos muito sobre o câncer de mama que é o segundo câncer que mais mata. Estamos muitos felizes em poder contribuir com essa atividade. Conversamos com todas e tiramos muitas dúvidas”, disse.

A supervisora geral do Hospital de Amor, Ana Maria Negreiros, falou sobre o trabalho da unidade hospitalar em Rio Branco. “O Hospital de Amor é um centro de diagnóstico que está aqui em Rio Branco para ajudar a todas nós mulheres. Nós já realizamos o PCCU de todas as detentas e, semana que vem, estaremos retornando com o nosso gerador para realizar mamografia”, afirmou.

Parceria com Hospital de Amor garante exames para as presas. Foto: Elenilson Oliveira

“É muito gratificante nós estarmos no terceiro ano fazendo as atividades do Outubro Rosa com essas parcerias. Tudo voltado para ações preventivas, para trazer informações para as presas e para que elas também sejam multiplicadoras tanto nas visitas, quanto no retorno para a casa”, ressaltou a chefe do Departamento de Reintegração Social do Iapen, Liliane Moura.

Representando a Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Isabela Fernandes afirmou que a instituição vai permanecer com o trabalho que tem feito no âmbito do Sistema Penitenciário. “Nós mulheres devemos conhecer o nosso corpo melhor do que ninguém. Vocês têm que conhecer o corpo de vocês, fazer o autoexame, para que quando chegar a hora de vocês saírem, possam voltar bem para as famílias de vocês”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter