Iapen atua para ajudar pessoas abrigadas e isoladas pelas fortes chuvas

O Acre enfrenta uma das maiores alagações registradas pela Defesa Civil desde 2015. Diante da grave situação nos bairros da capital, muitas instituições, como o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) mobilizou os servidores e uma parcela dos reeducandos para ajudar as pessoas desabrigadas.

Reeducandos ajudam na retirada de móveis de residência na Vila Ivonete. Foto: cedida

As ações se iniciaram na madrugada de quinta-feira,23, nos bairros da Cidade Nova, e Cadeia Velha. Na sexta, 24, a intervenção foi na parte alta da cidade, na Vila Ivonete, onde desagua o Igarapé São Francisco.

Polícia Penal (Gpoe) atua na Cidade Nova. Foto: Danna Anute/Secom

“O momento é de união e solidariedade, estamos nos pontos mais críticos da cidade para somar reforços e ajudar quem mais precisa. O Iapen continuará atuante, seja nos abrigos ou nas ruas”, afirmou o presidente da instituição, Glauber Feitoza.

Policial Penal e reeducandos ajudam na retirada de pertences de moradores. Foto: Clebson Vale/Iapen

Durante toda a sexta-feira, muitas pessoas receberam ajuda para retirar móveis, roupas e outros pertences.

Mobilização nos Abrigos

As equipes do Iapen têm coletado doações como kits de limpeza, produtos de higiene e colchões, para entregar nos abrigos. Além disso, no sábado, 25, policias do Grupo Penitenciário de Operações (Gpoe) realizaram a entrega de café da manhã para as pessoas nos abrigos e outras que estavam isoladas.

Entrega de café da manhã numa escola de ensino fundamental de Rio Branco. Foto: cedida

“A Polícia Penal está presente e são várias as frentes de atuação para ajudar as pessoas que ficaram desabrigadas”, destacou o policial João Lima.

Força-tarefa para ajudar isolados e pessoas abrigadas. Foto: Clebson Vale/Iapen

Morador do bairro Seis de Agosto há mais de 20 anos, Uelisson Alves relatou a preocupação com familiares, que também são moradores do Segundo Distrito: “Nessa rua são mais de 30 famílias; minha tia tá isolada, é sozinha e toda força e ajuda é boa”.

Uelisson saiu de sua residência em canoa com os filhos. Foto: Danna Anute/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter