Iapen apresenta balanço semestral do Núcleo de Apoio à Família

O núcleo envolve uma equipe de multiprofissionais que auxiliam e prestam assistência aos familiares dos reeducandos (Foto: Josemir Melo)

Por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), o Acre assegura aos reeducandos todos os direitos indicados na Constituição Federal e na Lei de Execuções Penais.

Para a realização de alguns desses serviços foi criado pela autarquia estadual o Núcleo de Apoio à Família (NAF) com uma equipe de 15 multiprofissionais capacitados, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes penitenciários, estagiários e servidores de apoio.

Atualmente, recebem atendimento do NAF familiares de mais de três mil reeducandos, que estão distribuídos nas unidades prisionais de Rio Branco e do Quinari, em Senador Guiomard.

Assistência psicossocial, emissão de carteira de visitantes, além do recebimento e entrega de materiais aos detentos são os principais serviços oferecidos. Neste primeiro semestre, o NAF já contabilizou 16.036 atendimentos aos homens e mulheres privados de liberdade e seus familiares, somente na capital acreana. Uma média de 2.672 por mês.

Madalena Silva ressalta que o NAF já contabilizou 16.036 atendimentos aos presos e a seus familiares somente na capital acreana (Foto: Josemir Melo)

A gerente de reintegração social, saúde e educação, Madalena Silva, conta que quando uma pessoa é presa todos seus outros direitos que não são atingidos pela perda da liberdade de ir e vir devem ser mantidos.

“O governo do Estado, por meio da Sistema de Segurança Pública, também está empenhado em diminuir as mazelas das pessoas privadas de liberdade, dando também um apoio aos familiares destas”, enfatizou Madalena Silva.

Madalena esclarece ainda às famílias interessadas, que o atendimento psicossocial e o recebimento de material podem ser feitos das 8 horas da manhã até às 16 horas, sem intervalo para almoço.

Para quem quiser outras informações deve se dirigir à sede do Iapen, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 1.203, ou ligar para o telefone (68) 3223-5165.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter