I Seminário de Turismo e Comércio traz desenvolvimento trilateral


Rodadas de negócios abriram espaço para empreendimentos entre empresários e operadores de turismo das regiões fronteiriças do Acre, Peru e Bolívia (Foto: Diego Gurgel/Assessoria Setul)

Rodadas de negócios abriram espaço para empreendimentos entre empresários e operadores de turismo das regiões fronteiriças do Acre, Peru e Bolívia (Foto: Diego Gurgel/Assessoria Setul)

Na abertura do segundo e último dia de trabalhos do I Seminário Internacional de Turismo e Comércio, realizado nos dias 14 e 15 de junho, em Rio Branco, várias autoridades discutiram sobre as ações propostas pelo evento, com palestrantes das áreas pertinentes.

Um dos palestrantes foi Fábio Andrade, Coordenador de Comércio Internacional da Embratur, órgão de promoção turística do Brasil no exterior, que explicou as ações que a entidade desempenha nas áreas de fronteira como é o caso da região entre os 3 países em questão, Brasil, Peru e Bolívia, onde o Acre está localizado.

As ações de combate à exploração sexual, desempenhadas em parceria com o Governo federal e Estadual, e coordenadas pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) foram um dos destaques.

Evento encerrou com a leitura da 'Carta de Rio Branco' documento que sintetiza os acordos e intenções de cooperação firmados entre os três países (Foto:  Diego Gurgel/Assessoria Setul)

Evento encerrou com a leitura da ‘Carta de Rio Branco’ documento que sintetiza os acordos e intenções de cooperação firmados entre os três países (Foto: Diego Gurgel/Assessoria Setul)

Durante todo o dia, foram discutidas entre os participantes, as intenções que partiram dos debates nas quatro salas temáticas no dia anterior, que deram origem a documentos que comprovam os acordos firmados entre os três países e também rodadas de negócio com operadores de turismo da região Pan-Amazônica.

A Secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, apresentou um vídeo aos representantes dos países vizinhos, que mostrou a riqueza natural do estado.

No segundo dia do Seminário, Ilmara Lima mostrou as riquezas naturais do Acre e ressaltou a importância do encontro para o desenvolvimento do potencial turístico na região (Foto: Diego Gurgel/Assessoria Setul)
No segundo dia do Seminário, Ilmara Lima mostrou as riquezas naturais do Acre e ressaltou a importância do encontro para o desenvolvimento do potencial turístico na região (Foto: Diego Gurgel/Assessoria Setul)

No segundo dia do Seminário, Ilmara Lima mostrou as riquezas naturais do Acre e ressaltou a importância do encontro para o desenvolvimento do potencial turístico na região (Foto: Diego Gurgel/Assessoria Setul)

Em seguida, Ilmara falou aos vizinhos peruanos e bolivianos, que temos um potencial nos mais variados segmentos do turismo, como Ecoturismo, Turismo de Aventura, Etnoturismo, Turismo de Negócios, como é o caso da visita dos participantes no Seminário, que ocuparam hotéis da cidade, conhecendo outros empreendimentos que fazem parte do setor turístico, como restaurantes, e o comércio em geral, incentivando os negócios na capital.

Ela encerrou sua fala dizendo que não tem dúvidas de que do últimos ano para cá, os laços entre Brasil, Peru e Bolívia foram estreitados graças a uma série de atividades que apoiam a integração tri nacional.

“No mundo todo, o Acre é o único estado que tem um turismo voltado para seu maior luxo, que é de ter 87% de suas florestas preservadas. Esta é a maior riqueza que temos, e graças a eventos como este, será garantido o desenvolvimento turístico de maneira sustentável, buscando oportunidades e troca de conhecimentos com vocês” ressaltou Ilmara.

Acordos

O cerne dos acordos firmados entre Acre, Peru e Bolívia gira em torno principalmente da Integração Econômica e Comercial, uma vez que os municípios limítrofes podem desenvolver suas indústrias a partir de um acordo alfandegário nas fronteiras, facilitando tanto as importações de outras áreas, quanto às exportações dos produtos acreanos. Um exemplo disto é o acordo de estabelece uma parceria para o fornecimento de matéria prima à indústria de filetados de peixea ser inaugurada em breve em Rio Branco.

Além de outros produtos como polpa de frutas, foi celebrada a decisão de um grande grupo peruano realizar investimentos no Acre, que é o grupo Gloria, cuja seus representantes participaram nos dois dias de Seminário.

Também foi mostrada a satisfação do Governo em participar da “Expoamazonía”, em Julho, na cidade de Pucallpa, no Peru, e em receber os dois países, Peru e Bolívia, na Expoacre, no espaço organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, onde poderão mostrar as possibilidades turísticas nesta região.

Rodadas de Negócio

Durante todo o dia, empresários que atuam no comércio turístico, como hoteleiros e operadores de turismo, puderam fazer um intercâmbio, mostrando seus empreendimentos, com a intenção de firmar parcerias aumentando o fluxo de turistas na região Pan-Amazônica.

O Empresário Peruano Wilfredo Quintana, da cidade de Puerto Maldonado, disse que lhe surgiram excelentes oportunidades de negócios com os empresários acreanos. “Com certeza, os acreanos começaram a conhecer a minha pousada ecológica na Reserva de Tambopata e descobrir que estão muito perto de nossa cultura, graças aos pacotes vendidos aqui mesmo, pelos empresários de Rio Branco” explicou Wilfredo.

Carta de Rio Branco

Ao final do evento, os representantes do Governo do Estado, Ministério das Relações Exteriores, Embaixadores e Governadores Regionais dos respectivos países leram as atas geradas pelos quatro eixos temáticos, para formar um documento denominado “Carta Rio Branco”, que será enviado ao Governador Tião Viana, para que tome conhecimento dos acordos destacados durante todo o evento de Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste.

No documento encontram-se além dos acordos debatidos, a reafirmação de acordos prévios,  e compromissos dos Governos das regiões de fronteira em estabelecer termos de cooperação técnica, com o propósito de garantir que haja integração e desenvolvimento comercial e turístico nesta região de fronteira que envolve os três países.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter