I Festival de Cultura Huni Kuî reúne mais de 500 pessoas

Maior etnia indígena do Estado celebra preservação de sua cultura ao longo dos anos

gur_0318.jpg
 

gur_9742.jpg

Encontro teve vários objetivos, mas, principalmente, celebrar a preservação das tradições do povo Huni Kuî (Assessoria Setul)

Xina Bena – Novo Tempo. Foi com esta temática que o povo Huni Kuî , maior etnia do Estado, composta por aproximadamente sete mil pessoas divididas em 32 aldeias, realizou o primeiro festival de cultura de seu povo, entre os dias 10 e 15 deste mês, na comunidade Lago Lindo, na Aldeia Independência.

O encontro teve vários objetivos, mas, principalmente, celebrar a preservação das suas tradições, desde artesanato até a própria língua, e recebeu indígenas das várias comunidades Huni Kuî que vivem nos rios Jordão, Tarauacá, Purus, Breu, Humaitá, Envira e Muru, e também visitantes de outras etnias, convidados nacionais e internacionais de entidades governamentais e não-governamentais.

Nas atividades realizadas durante o festival, o visitante pôde fazer um intercâmbio entre cultura indígena e não-indígena, aprendendo a usar arco e flecha, pescar com lança, conhecer as pinturas Huni Kuî e também o próprio povo, estimulando as novas gerações a preservarem suas origens.

A ideia do comportamento social e ambientalmente responsável foi muito difundida durante todo o festival, sendo distribuídos kits de higiene pessoal biodegradáveis, uma vez que os banhos eram feitos no próprio rio Tarauacá.

O representante do povo Huni Kuî, Siã, demonstrou satisfação em receber tantos visitantes, uma oportunidade única de confraternizar todo um povo de várias culturas diferentes. “Estamos aqui reunidos, não como indígenas e não-indígenas, mas como um povo único, uma só raça, a raça humana”, exclamou Siã no centro do Cupixaua.

O governo do Estado do Acre esteve presente, representado pela secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, que participou das festividades e falou da importância da realização desse evento tão importante para a preservação da cultura de um povo. “O governo do Estado estará sempre presente nos projetos que visam a preservação das tradições indígenas. Estou muito feliz por poder participar do primeiro festival Huni Kuî”, reforçou a secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter