O governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), está promovendo o I Encontro de Mulheres Camponesas do Acre. O evento ocorre nesta segunda-feira, 25, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), em Rio Branco.
O encontro tem o propósito de comemorar os 25 anos de história do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e faz parte da programação da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que tem início nesta semana em todo o Estado.
O movimento abrange todas as classes de trabalhadoras rurais, entre indígenas, ribeirinhas, extrativistas e outras. “Esse é um momento para a gente celebrar os 25 anos de luta e conquistas do movimento, que responde por toda a classe trabalhadora das mulheres do campo”, afirma uma das representantes do grupo, Maria Rosângela Saraiva.
A programação também faz alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração e Violência Praticada Contra as Mulheres. Segundo a titular da SEPMulheres, Concita Maia, trata-se de um momento de reafirmação da parceria com o movimento. “Este é um momento histórico, de importância não apenas local, mas que tem uma projeção nacional, e, junto com a Secretaria de Direitos Humanos, queremos reafirmar a parceria do Estado na caminhada do movimento, além de reforçar a implementação de políticas públicas que asseguram os direitos das mulheres camponesas”, frisou.