Humanização no Sistema de Saúde ganha reforço

Equipe agrega ações ao trabalho que é realizado desde 2003 nas unidades de assistência médica à mulher e a criança

 dsc01694.jpg
 

dsc016962.jpg

Atores e membros da equipe de humanização do Estado realizam todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 15 às 17 horas, momentos lúdicos (Assessoria SGA)

No intuito de complementar ações e promover troca de experiência sobre as atividades de humanização dentro dos órgãos públicos, o governo do Estado, por meio da parceria estabelecida entre o Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC) e a Secretaria Adjunta de Humanização da Secretaria de Gestão Administrativa, apresentou o projeto Arte e Humanização que vai envolver pacientes, acompanhantes e servidores.

Sob o nome “Artecura” atores e membros da equipe de humanização do Estado realizam todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 15 às 17 horas, momentos lúdicos, conversas com os pacientes e atenção às “mamães cangurus”. É intenção dos idealizadores, ao final do projeto, compor uma peça teatral, com base nas histórias relatadas por pacientes e acompanhantes, tendo como atores os servidores do SASMC.

No primeiro dia de atividade, os médicos formados em bestereologia Doriana, Margarina e Caninha realizaram transfusão de afeto para as crianças e acompanhantes, contação de história para fortalecer a memória e ainda músicas para melhorar audição. Todas as atividades do Artecura serão acompanhadas por psicólogos, pediatras e profissionais que vão orientar e monitorar todos os trabalhos para garantir o bem-estar dos pacientes e funcionários.

Os coordenadores Sâmila Barbosa e Mirza Félix e a secretária adjunta de Humanização, Francis Mary Lima, estiveram presentes ao lançamento do programa e reafirmam a importância do trabalho de humanização a ser realizado em toda gestão pública. “Trata-se de uma troca de experiência. Vamos apresentar ações que possam contribuir com o trabalho que já existe no SASMC. A equipe que desenvolve o trabalho de humanização nos hospitais, que já é premiada, também vai nos auxiliar no projeto de governo, que é aprimorar a humanização na gestão pública.

dsc017012.jpg

Todas as atividades do Artecura serão acompanhadas por psicólogos, pediatras e profissionais de saúde (Assessoria SGA)

Já temos uma parceria com a Fundação Elias Mansour. A intenção é de que possamos crescer juntos e tornar nosso serviço mais qualificado ainda”, destaca Francis Mary.

“Toda parceria é bem-vinda, então o Artecura veio para somar e, com isso, vamos melhorar ainda mais o nosso grupo estadual, que é o serviço público.Temos diversas ações voltada aos pacientes e nosso desafio agora é desenvolver atividades destinadas ao servidor. É muito bom poder contar com a Secretaria de Humanização nessas atividades e somar com o governo, que demonstrou sensibilidade na questão e com a participação de todos o resultado certamente será positivo”, disse Félix.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter