Humanização: três anos promovendo diálogo entre os servidores

Levar qualidade de vida aos servidores públicos é um dos principais objetivos da Humanização (Foto: Assessoria Humanização)
Levar qualidade de vida aos servidores públicos é um dos principais objetivos da Humanização (Foto: Assessoria Humanização)

A Diretoria de Humanização foi criada em 2011 e estimula a ressignificação do trabalho do servidor público, desafio proposto pelo governador Tião Viana. A iniciativa visa à reflexão e prática de um serviço público que, além de valorizar as habilidades técnicas gerenciais por meio da capacitação permanente, sensibilize o servidor e usuários.

“A prática da humanização vem sendo debatida no Acre e em outros estados. Estabelecemos diálogos e parcerias na construção dessa ideia e na realização das atividades. Funcionamos de maneira integrada e tudo acontece graças à ajuda de muitos, a quem agradecemos de todo o coração”, destaca a Diretora de Humanização, Elineide Meireles.

A Rede: um trabalho em conjunto que promove humanização

A humanização da gestão pública é um processo de construção coletiva e com participação social. Precisa ser uma causa prioritária de cada gestor para que se propague.

A Rede Estadual de Humanização da Gestão Pública é formada por representantes de mais de 70 órgãos do Executivo estadual e convidados de entidades que procuram estabelecer parcerias com a Diretoria de Humanização.

Qualidade de vida no trabalho

Atividades físicas são estratégias de promoção de qualidade de vida, do ponto de vista físico, mental, emocional, espiritual e relacional, como o ioga, a ginástica laboral e a dança de salão.

As atividades também ajudam na promoção de saúde, bem-estar e prevenção de doenças ocupacionais do trabalho, especialmente aquelas ligadas ao estresse e ao sedentarismo.

Equipe do Artecura em seu primeiro dia no Hospital do Câncer (Foto: Assessoria Humanização)
Equipe do Artecura em seu primeiro dia no Hospital do Câncer (Foto: Assessoria Humanização)

A arte que sensibiliza, promove a reflexão, transforma, aproxima e cura

O Programa Arte-humanizar sensibiliza e motiva os servidores por meio da arte. É integrado pelo Artecura, desenvolvido nos ambientes hospitalares; pela Rádio Humanizar, que anima os ambientes de trabalho; pela Campanha do Bom Dia, Servidor; pelo Cine Servidor; pelo Música no Trabalho, reunindo pessoas em corais, e fazendo intervenções nos ambientes de grande fluxo.

Interiorização das ações de humanização

A Caravana de Cultura e Humanização em 2013 percorreu 16 dos 22 municípios acreanos, envolvendo mais de oito mil pessoas em oficinas e na produção e realização das feiras de economia criativa.

As oficinas traduzem o objetivo geral da Humanização, que é estimular o protagonismo, o autocuidado e o cuidado com os outros, seja no ambiente familiar, de trabalho ou na vida em comunidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest