Ter uma gestação saudável é o sonho de toda mulher. Pensando nisso, a equipe multiprofissional do centro de formação e a UPA Tucumã mantêm o Grupo de Gestantes-Vida, com grávidas que realizam o pré-natal na unidade. Nessa quinta-feira, 6, o grupo, em parceria com a Diretoria de Humanização, realizarou a I caminhada orientada das Gestantes no Parque do Tucumã.
A atividade faz parte da programação semanal do Grupo Vida e busca incentivar a prática de hábitos saudáveis durante a gravidez, garantindo assim um parto mais seguro para mãe e bebê. A atividade física na gestação deve ser realizada com a intensidade de suave a moderada, evitando sobrecargas.
Os educadores físicos da Divisão de Qualidade de Vida da Diretoria de Humanização da Fundação Elias Mansour (FEM), orientaram as grávidas a respeito da importância da atividade física durante a gestação e os cuidados que devem ser mantidos, a fim de evitar desconforto para a criança e para a mãe.
As gestantes participaram de um alongamento orientado antes da caminhada e o percurso de meia hora foi todo acompanhado pelo educador e coordenador da atividade da Humanização, Zezinho Martins, que considera importante na atividade respeitar o tempo de gestação e o limite físico de cada uma das grávidas.
“O sedentarismo é prejudicial em qualquer etapa da nossa vida. Porém, na gravidez ele pode trazer prejuízos mais delicados. Nessa atividade, que esperamos que seja contínua, respeitar o ritmo de cada uma é fundamental para garantir os benefícios da atividade para as grávidas”, destaca.
O acolhimento das gestantes
O Vida existe há mais de três anos e está a disposição de todas as gestantes que fazem o pré-natal na Upa Tucumã. A enfermeira que coordena o grupo, Kaida Kandra Moura, explica que os encontros funcionam como um curso de gestantes onde dicas e orientações são repassadas as futuras mamães na tentativa de garantir saúde e segurança durante o período.
“Os encontros são semanais e nós temos uma diversidade de temas sobre a gravidez que são abordados a cada vinda delas à Unidade. São orientações que vão desde como devem segurar o recém-nascido até a higiene bucal antes e após o período de gestação, passando pela alimentação e outros”, acrescenta.
Para a mãe de primeira viagem e acadêmica do curso de Contabilidade, Ketlyn Ykegaya, a experiência com o grupo está fazendo a diferença durante os seis meses de participação no grupo.
“Além de ser uma quebra na rotina, não há nada que seja passado aqui nos encontros que não seja de total aproveitamento para nós, as participantes. São dicas valiosas e um atendimento excepcional. É muito bom nos sentirmos cuidadas durante a gravidez, a equipe da unidade está de parabéns”, pontua.