Em homenagem ao Dia Mundial do Idoso, órgãos estaduais e municipais realizaram na manhã desta terça-feira, 1, ações voltadas aos idosos de Rio Branco. O evento contou com mais de 200 idosos e foi realizado no Horto Florestal, com atividades relacionadas à qualidade de vida da melhor idade.
A ação conjunta teve o apoio da Diretoria de Humanização, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e dos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos Humano da Pessoa idosa.
O objetivo do evento é promover, manter e melhorar a qualidade de vida e a autonomia do idoso, em especial aquele que sofre de incapacidades, permitindo-lhe permanecer em seu meio natural, respeitando sua dignidade.
Vários grupos da melhor idade marcaram presença no evento, idosos do Serviço Social do Comércio (Sesc), representantes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e um grupo de servidores aposentados, organizado pela Diretoria de Humanização.
A representante do Departamento de Qualidade de Vida da Humanização, Regilda Mesquita, destaca a ação conjunta dos órgãos: “É nesses grandes encontros promovidos que eles fazem novas amizades, conhecem outras realidades, além de proporcionar aos órgãos e instituições participantes um estreitamento dos laços, ou seja, uma proximidade”.
O Grupo de Idosos do Sesc é o maior grupo do Estado, reunindo cerca de mais de 700 idosos. A instituição oferece atividades físicas e artísticas todos os dias para os participantes.
A coordenadora do trabalho social com os Idosos no Sesc, Marizete Melo, destaca as ações do evento: “Fizemos a junção de todos os órgãos que fazem trabalho com a melhor idade, para sensibilizar e mostrar para a sociedade que esse dia é de comemoração. Porém precisamos melhorar ainda mais as políticas voltadas para melhoria da qualidade de vida do idoso”.
O evento também contou com testes rápidos para detectar doenças, feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, palestras voltadas para a prevenção de acidentes domésticos, café da manhã, e um forró feito pelo grupo Estrela do Acre, do bairro da Sobral.
Melhor Idade no Acre
No Acre. a população idosa chega a 50 mil pessoas, e a maior concentração é na capital, com cerca de 20 mil, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O fato gera crescimento nos grupos de profissionais que trabalham com idosos.
Marcilene Alexandrina Chaves, secretária de Saúde de Rio Branco, ressalta as ações em comemoração ao Dia Mundial do Idoso. “Foi uma semana intensa, cheia de atividades culturais e físicas voltadas para os idosos. Nas unidades de saúde servimos café da manhã, e há palestras voltadas ao envelhecimento saudável e à alimentação, para que todos possam melhorar a qualidade de vida”, disse.