Humanização inicia cronograma de avaliação física para servidores

O projeto será levado a todas as repartições públicas (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O projeto será levado a todas as repartições públicas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A qualidade de vida dos servidores públicos tem sido priorizada pelo governo do Estado, que nesta terça-feira, 1, lançou o cronograma do projeto Avaliação Física. Desenvolvido pela Secretaria de Gestão Administrativa, por meio da Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização, a iniciativa busca identificar possíveis fatores de riscos para a saúde dos servidores, propondo hábitos mais saudáveis e a prática periódica de exercícios físicos.

Os primeiros a serem atendidos foram os servidores das secretarias de Gestão Administrativa, Planejamento e Segurança Pública, lotados no Palácio das Secretarias. O projeto se estende até a primeira quinzena de outubro e será levado a todas as repartições públicas do estado.

Aferição de pressão, medição de altura e peso, testes de flexibilidade e frequência, orientação nutricional e vacinação são alguns dos serviços disponibilizados aos servidores. Os interessados devem procurar o departamento de Recursos Humanos das suas instituições.

“Esse é um projeto que já existe há três anos, em que nós já encontramos casos de servidores que saíram da avaliação direto para fazer cirurgias do coração. A gente está salvando vida de algumas pessoas”, destacou a secretária-adjunta de Humanização, Eliniede Meireles.

Para a servidora pública Yasmim Ohana a iniciativa gera mais saúde. “A gente que vive nessa correria do dia-a-dia não se dá conta do quanto isso prejudica a nossa saúde. Poder contar com esse serviço de profissionais no ambiente de trabalho nos estimula a ter uma vida mais saudável”.

Sawana Carvalho, titular da SGA, observa que “o governo não mede esforço para garantir o bem-estar do servidor público. Esta já é a terceira edição do projeto de Avaliação Física que será levado a todas as secretarias”.

convite aberto