Huerb: um dos maiores hospitais de urgência e emergência da Região Norte

Manoel de Souza está em observação por apresentar complicações em decorrência do diabetes (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Manoel de Souza está em observação por apresentar complicações em decorrência do diabetes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O aposentado Manoel de Souza, 66, deu entrada às 22 horas de terça-feira, 24, no Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), queixando-se de dores no pé. A filha, Francimilda da Rocha, conta que o pai foi atendido em 30 minutos.

“Ele foi medicado e fez exames que mostraram que o diabetes dele estava alto. Como ele já teve um dedo do pé amputado, o médico achou melhor interná-lo para ficar em observação. Hoje, ele já fez novos exames, e a diabetes já baixou um pouco. Achei o atendimento ótimo”, comenta Francimilda.

Manoel é apenas um entre cerca de oito mil atendimentos e quase mil internações mensais que o Huerb realiza. Com mais de 20 especialidades médicas, o hospital realizou mais de 52,6 mil exames de diagnóstico e 331 cirurgias em fevereiro. Somente com esses números, o Huerb pode ser classificado como o maior hospital de urgência e emergência do Acre e uma referência em atendimento para a região Norte.

Entre as especialidades médicas que se destacam estão neurocirurgia, cardiologia e ortopedia e traumatologia. A equipe da neurocirurgia, por exemplo, realiza operações de cura da epilepsia desde 2013. Outra grande demanda do hospital está na ortopedia e traumatologia com quase mil atendimentos mensais, principalmente de vítimas de acidentes de trânsito.

Esse volume de atendimento representa mais de 45 mil exames laboratoriais mensais, os conhecidos exames de sangue, por exemplo. Raios-X e eletrocardiogramas também estão entre os mais realizados, sendo quase cinco mil para o primeiro e quase mil para o segundo.

Quase oito mil atendimentos, mais de 52 mil exames e 331 cirurgias foram realizados em fevereiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Quase oito mil atendimentos, mais de 52 mil exames e 331 cirurgias foram realizados em fevereiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Para dar conta do volume de serviços oferecidos, o Huerb conta com 1.027 trabalhadores, entre profissionais de assistência médica e serviços administrativos e de apoio. Com funcionamento diário e sem pausa, o hospital mantém 204 leitos, sendo 141 de internação e 63 de observação. Entre os leitos em destaque estão os 18 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está em ambiente reformado e conta com equipamentos de alta tecnologia e profissionais altamente capacitados.

Toda essa estrutura será ampliada e ofertará ainda mais atendimentos quando a obra de verticalização do Huerb estiver pronta. Orçada em mais de R$ 28 milhões, a obra prevê o acréscimo de 109 novos leitos, sendo 10 de UTI.

 

huerb_numeros25032015_thennyson_passos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter