Os leitos de saúde mental são componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) que oferecem suporte hospitalar de curta duração em situações de urgência e emergência, decorrentes do consumo abusivo de álcool, crack e outras drogas, ou ainda de doenças associadas ao uso de drogas.
No Acre, o serviço funciona no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Banco (Huerb). Na manhã desta terça-feira, 8, o diretor da unidade, Rodson Souza, e o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, realizaram a entrega de novos equipamentos e de uma caminhonete que serão utilizados no setor de desintoxicação, que disponibiliza 18 leitos para usuários de saúde mental.
“A unidade foi reformada e recebeu novos equipamentos como macas, colchões e ar-condicionado. O local de atendimento hospitalar contribui para a recuperação e tratamento do paciente. Então, deve haver investimento para proporcionar maior conforto e humanização aos usuários, e é isso que o governo do Estado tem feito, com a ajuda do governo federal, por meio do Ministério da Saúde”, disse Souza.
De acordo com Gemil de Abreu Junior, a entrega dos equipamentos representa mais qualidade para a prestação dos serviços públicos de saúde. “É uma grande satisfação proporcionar à população a melhoria dos serviços que já são oferecidos”, comemorou.
Os leitos de saúde mental são parte do movimento pela extinção dos hospitais psiquiátricos e sua substituição por serviços que ofereçam aos usuários autonomia, identidade e liberdade de expressão, como explica a gerente dos Leitos de Saúde Mental, Stela Cordovil.
“Desde 2004, o serviço de desintoxicação funciona no Huerb, seguindo o que preconiza a reforma psiquiátrica. Enquanto está internado, o paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional”, explicou.