Huerb ganha espaço exclusivo para cirurgias ortopédicas

Idoso de 91 anos foi o primeiro a passar por cirurgia na nova sala (Fotos: Junior Aguiar/Sesacre)
Idoso de 91 anos foi o primeiro a passar por cirurgia na nova sala (Fotos: Junior Aguiar/Sesacre)

O Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb) ganhou uma nova sala para cirurgias de alta complexidade. A inauguração do ambiente se deu na manhã desta quinta-feira, 14.

Agora, o centro cirúrgico do Huerb conta com quatro salas de cirurgia de alta complexidade. O novo ambiente é prioritário para procedimentos ortopédicos, mas também poderá ser utilizado em outros casos.

A primeira cirurgia na sala também ocorreu nesta manhã. Um paciente de 91 anos que teve o fêmur fraturado devido a uma queda foi operado pela equipe do médico ortopedista Marco Branco.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, para garantir o perfeito funcionamento da sala, o governo do Estado investiu em equipamentos e recursos humanos.

“Serão contratados 150 técnicos de enfermagem, 70 enfermeiros, seis anestesistas e dois médicos ortopedistas para integrar a equipe de profissionais do Huerb, para garantir que a unidade possa dar conta da demanda de cirurgias”, garantiu Melo.

Alta demanda de cirurgias

Agora o Huerb possui quatro salas para cirurgias de alta complexidade (Fotos: Junior Aguiar/Sesacre)
Agora o Huerb possui quatro salas para cirurgias de alta complexidade (Fotos: Junior Aguiar/Sesacre)

Até então, devido à grande demanda, as cirurgias ortopédicas de pacientes do Huerb eram realizadas também no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco e no Hospital Santa Juliana.

“Agora, o Huerb tem todas as condições para oferecer um serviço cada vez melhor aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse o diretor-geral do hospital, Rodson Souza.

A previsão é de que sejam realizadas de três a quatro cirurgias ortopédicas por semana na unidade. A demanda de cirurgias ortopédicas no Huerb é muito grande, em virtude dos inúmeros acidentes de trânsito que ocorrem na cidade e também em razão de quedas e acidentes com pessoas idosas. “Então, esse novo espaço, com todo o equipamento necessário para realização de cirurgias, vai suprir as necessidades do Huerb e da população”, comemorou o ortopedista Marco Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter