O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) adquiriu o aparelho de fibroscópio, equipamento que possibilita cirurgias de vias aéreas.
Antes, esses procedimentos eram realizados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) ou com a vinda de médicos de outros estados.
Com o equipamento, os atendimentos de emergência poderão ser feitos com maior agilidade, evitando o agravamento do quadro dos pacientes.
De acordo com o diretor do Huerb, Fabrício Lemos, o fibroscópio é um aparelho que, além de seu alto valor aquisitivo, é muito delicado. Por isso, o hospital conta agora em seu quadro efetivo com um médico especialista, apto a manuseá-lo.
“Agora não ficamos à mercê de médico e aparelho de fora do estado. Esses acidentes ocorrem constantemente e são mais comuns com crianças”, destaca Lemos.
Acidente de vias aéreas
O acidente se dá quando uma pessoa deglute um alimento que acaba indo para o pulmão. Os sintomas evoluem muito rápido, o paciente passa a apresentar deficiência respiratória e vários problemas na “árvore” bronquial.
O procedimento de intervenção é feito de forma rápida. São realizados exames para verificação do estado do paciente. Após o diagnóstico e a verificação da área afetada, o fibroscópio é introduzido na árvore bronquial e o corpo estranho, retirado. O tempo de recuperação se dá dentro de 48 horas após a cirurgia.