O governo do Acre vem apresentando melhorias significativas no setor da saúde e avançando na oferta de serviços de média e alta complexidade, por meio de construção, reforma e estruturação de unidades hospitalares na capital e no interior do estado.
Um bom exemplo desses avanços é a construção do moderno e bem equipado Hospital Regional de Brasileia, que vai atender pacientes de todos os municípios da região do Alto Acre, facilitando o acesso dos usuários a serviços de saúde de qualidade, sem precisar sair de seu domicílio.
A obra orçada em R$ 50 milhões contará com área de ambulatório; urgência e emergência; leitos de terapia semi-intensiva; repouso dos funcionários; observação; radioimagenologia; laboratório; enfermaria; administração; refeitório; cozinha; apoio e serviços; medicamentos; abrigo de resíduos; centro obstétrico; centro cirúrgico; repouso; entre outras.
Os recursos financeiros para construção da unidade são provenientes de uma parceria entre o governo do Acre e o Ministério da Saúde (MS). Serão 10.968,20 m² de construção. Também serão investidos mais de R$ 4 milhões em equipamentos e materiais permanentes.
Quando concluído, o novo hospital contará com 91 leitos (o atual Hospital Raimundo Chaar tem 42) e ofertará serviços de urgência e emergência, com equipe multidisciplinar, e assistência em média complexidade nas especialidades de clínica médica e cirúrgicas, pediatria, ortopedia e gineco-obstetrícia.
O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, informou que técnicos das secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e de Obras Públicas (Seop) acompanham constantemente a construção do Hospital de Brasileia, a fim de garantir agilidade na conclusão da obra.
“As obras seguem bom ritmo, mesmo considerando as circunstâncias pelas quais passou a região. Já estamos com quase 60% da obra concluída, e acredito que até o fim do ano o governador Tião Viana entregará um hospital moderno e bem equipado à população do Alto Acre”, disse Melo.