Com uma decoração repleta de super-heróis, o Hospital da Criança, localizado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), em Rio Branco, com o apoio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e parceiros voluntários, preparou uma comemoração especial em homenagem ao Dia das Crianças. O evento proporcionou momentos de alegria e diversão para os pequenos pacientes internados.
Durante o evento realizado na quarta-feira, 11, as crianças hospitalizadas tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras, atividades lúdicas e receberam presentes. A animação foi garantida pela apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Acre (PMAC), que embalou o ambiente com músicas animadas.
As crianças e seus responsáveis foram convidados a participar das atividades e desfrutaram de brinquedos, pipoca, lanches e doces. Essa festa faz parte do calendário de atividades propostas pela equipe da Brinquedoteca do Hospital, que se empenha em trazer momentos especiais para os pequenos pacientes em datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e, claro, o Dia das Crianças.
Carina Hechenberger, gerente de Assistência do Sistema Assistencial a Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc), destacou a importância dessas celebrações: “A equipe da brinquedoteca não deixa passar em branco nenhuma festa comemorativa do calendário. Recebemos muitas doações de parceiros, os profissionais do hospital que tornam essas festas realidade”. A gerente de Assistência explicou que hoje são quarenta e seis crianças hospitalizadas com idade entre sete dias e 12 anos e todas que estão estáveis podem participar da festinha.
Os animadores do evento, caracterizados com fantasias de personagens infantis e super-heróis, eram estudantes de medicina da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA-Brasil-Ufac), da Liga Acadêmica de Palhaçaria e Arteterapia, também conhecida como “Medilhaço, além do conhecido Palhaço Peteleco. A Liga funciona desde 2018 e conta com a participação média de 30 voluntários, que se dedicam a tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e alegre para as crianças.
Letícia Nascimento, estudante de medicina e membro da Liga Medilhaço, explicou o objetivo da organização: “Temos por objetivo levar um pouquinho da alegria para as crianças, que estão hospitalizadas e em situações de vulnerabilidade.”
Gabriela Farias, uma das crianças atendidas no Hospital da Criança, tem quatro anos e realiza acompanhamento há três anos no hospital devido ao diagnóstico de Síndrome Nefrótica. Vestida como uma princesa, Gabriela expressou sua felicidade: “Gostei de tudo da festa e espero ganhar um brinquedo.”
A celebração no Hospital da Criança do Acre não apenas trouxe alegria para as crianças internadas, mas também ressaltou a importância de iniciativas que promovem o bem-estar e a esperança em meio a desafios de saúde.