Hospital Geral Ary Rodrigues em Senador Guiomard será extensão do HC

Unidade será  equipada para cirurgias de pequeno porte

dsc01098dddd.jpg
dsc01112adf.jpg
dsc01108ssssdf.jpg

O Hospital Geral Ary Rodrigues atende todo o Baixo Acre. Para atender com mais agilidade e qualidade, será equipado para cirurgias de pequeno porte (Foto: Assessoria Sesacre)

Na semana passada, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, esteve em Senador Guiomard para visitar o Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues, que depois de ampla reforma foi entregue à população em dezembro de 2010.

A diretora do hospital, Dinha Carvalho, vereadores e jornalistas, além de funcionários, receberam a secretária para uma conversa sobre os investimentos do governo no município. Suely começou lembrando que o governador Tião Viana estabeleceu como prioridade de seu governo o desenvolvimento econômico e a saúde.

Segundo ela, embora a atenção básica seja uma tarefa que cabe aos municípios, seu fortalecimento é  fundamental para que um caso relativamente simples não venha a se tornar um caso de média ou alta complexidade, que é de responsabilidade do Estado. “O gargalo é a atenção primária – uma pessoa hipertensa pode virar facilmente paciente de UTI se não fizer todos os controles e tratamentos em tempo. A prevenção tem que ser resolutiva em 85% dos casos”, disse.

Para isso, o governo concentrou médicos em lugares estratégicos e três postos de saúde da capital acreana foram transformados em Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps): Augusto Hidalgo Lima, Eduardo Assmar e São Francisco. Em cada um deles atuam 12 médicos – seis pela manhã e seis à tarde -, nas especialidades de ginecologia, pediatria e clínica geral.

“A unidade do São Francisco, por exemplo, fazia uma média de 1.400 atendimentos por mês e agora esse número saltou para cerca de sete mil. É um avanço considerável”, ressaltou a secretária. “De janeiro a 20 de março já foram realizados 37 mil atendimentos e o governo quer fazer unidades de referência também nos municípios”, completa.

Senador Guiomard

O Hospital Geral Ary Rodrigues atende todo o Baixo Acre, com maiores demandas de Capixaba e Plácido de Castro, e com a reforma ficou com leitos ociosos. Para atender com mais agilidade e qualidade, ele vai ser equipado para cirurgias de pequeno porte e será uma extensão do Hospital das Clínicas (HC). Dessa forma, as pessoas do município não precisarão se deslocar até Rio Branco. A sala de cirurgia será equipada e o aparelho de raio-x, muito antigo, trocado, assim como os aparelhos dos hospitais de Assis Brasil, Brasileia e da UPA do Segundo Distrito.

A diretora do hospital, Dinha Carvalho, disse aos vereadores que há médicos na unidade todos os dias e que existe uma média de 100 a 130 atendimentos diários – cerca de quatro mil por mês. “Em janeiro, entregamos sete mil exames e em fevereiro, quase seis mil. Quando a gente quer fazer, a gente faz. Nosso compromisso é com a população”, disse. Ela também salientou que é fundamental trabalhar em parceria com a prefeitura.

Em conversa com os funcionários do hospital, a secretária agradeceu a dedicação de todos e lembrou que o compromisso do governo é o fortalecimento da saúde com foco na humanização, por isso pediu que atendam os pacientes com dedicação e paciência, já que eles procuram atendimento em um momento de dor e sofrimento. “Atender não é para qualquer um, é preciso aquecer o coração todos os dias para não ficar insensível aos problemas dos outros. Nós fomos escolhidos para cuidar, é um privilégio.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter