Na manhã desta terça-feira, 20, o Hospital do Idoso do Acre organizou uma atividade para tirar seus pacientes da rotina. Uma parceria com uma cabeleireira e uma manicura possibilitou um “dia de beleza” com os pacientes.
Segundo a especialista em gerontologia e gerente de Humanização do Hospital do Idoso, Maria Leitão, o motivo principal da atividade é levantar a autoestima dos pacientes, que muitas vezes passam muito tempo dentro do ambiente hospitalar. “Eles [pacientes] ficam acamados, não têm alternativa e permanecem cdia após dia pensando em doença. Com essa atividade, eles podem cortar cabelo, fazer a barba e as unhas. Com certeza, isso melhora o estado de saúde deles”, disse.
A paciente Nadir Araújo, 85, internada para tratamento de pedra na vesícula, teve os cabelos cortados e as unhas feitas. Seu filho, Luiz Carlos Araújo, comenta que, apesar de o tratamento dado à mãe ser satisfatório, atividades como essas “tiram os pacientes do estresse, pois eles podem se movimentar, ter contato com outras pessoas e esquecer aquela rotina de hospital, ficando mais à vontade”.
“Um dos principais problemas enfrentados por quem necessita passar por internação em hospitais é a perda das referências, o que faz com que todos os dias lhes pareçam iguais”, diz a psicóloga do hospital, Laura Aroiera Soares.
“Qualquer atividade que faça o paciente sair do leito para se movimentar e criar alguma referência é muito importante para o tratamento. Muitos deles perdem o contato, por longo período de tempo, com o mundo exterior, além de alguns deles serem do interior de Estado e estarem longe de casa”, finaliza a psicóloga.