Hospital do Câncer: qualidade no serviço público de saúde

A Unidade realiza uma média de 600 quimioterapias por mês, e três mil consultas, além de receber uma média de 60 casos novos ao mês  (Foto: Arison Jardim/Secom)

A Unidade realiza uma média de 600 quimioterapias por mês, e três mil consultas, além de receber uma média de 60 casos novos ao mês (Foto: Arison Jardim/Secom)

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Acre – Unacon (Hospital do Cancêr) está prestes a completar seis anos de funcionamento, com mais de três mil pacientes atendidos por mês e muitas histórias de superação. A comemoração contará com a presença do governador Tião Viana, que deve inaugurar a brinquedoteca do hospital, construída recentemente. Além disso, em ato simbólico, ele dará alta a cinco pacientes que fazem tratamento desde a inauguração do hospital em junho de 2007.

Dentre as pessoas que já fizeram o tratamento e que agora comemoram o resultado positivo, está a cearense e mãe de sete filhos, Maria das Dores Bezarra, 78. Ela passou por duas cirurgias na mama, iniciou o tratamento no hospital do Câncer em Barretos (SP). As seções de quimioterapia e radioterapia, ela fez no Hospital do Acre. Há dois meses recebeu o diagnóstico de cura. “Sempre me trataram muito bem, os funcionários são muito atenciosos e cuidadosos com todos”, disse emocionada, elogiando o atendimento recebido na Unidade.

Outra paciente que irá receber alta é a Maria das Dores Farias, 62. Ela foi diagnosticada com câncer em 2007 depois de uma mamografia de rotina. Iniciou o tratamento em Porto Vel

“Sempre me trataram muito bem, os funcionários são muito atenciosos e cuidadosos com todos”, disse Maria das Dores Bezerra (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Sempre me trataram muito bem, os funcionários são muito atenciosos e cuidadosos com todos”, disse Maria das Dores Bezerra (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Sempre me trataram muito bem, os funcionários são muito atenciosos e cuidadosos com todos”, disse Maria das Dores Bezerra (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A instituição já cadastrou 4.200 pacientes, destes 8% são crianças. A Unidade realiza uma média de 600 quimioterapias por mês, e três mil consultas, além de receber uma média de 60 casos novos ao mês. O Hospital conta com equipamentos de última geração para atender os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia. Estes equipamentos são necessários para garantir um tratamento de qualidade e o diagnóstico preciso. Na radioterapia inclui a braquiterapia, uma forma especial de tratamento com radiação ionizante usada para tratar pequenos volumes de tumor no corpo.

Atendimento ambulatorial

Atualmente, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon) realiza por mês cerca de três mil atendimentos ambulatoriais entre consultas médicas e exames para acompanhar a evolução do tratamento. O hospital conta com um serviço de atendimento de emergência que funciona 24 horas por dia, o serviço é exclusivo para os pacientes que fazem tratamento contra o câncer e necessitam de cuidados específicos.

O Hospital do Câncer conta com uma equipe multidisciplinar, são médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais que humanizam o atendimento e acolhem os pacientes que buscam os serviços da Unacon. Além de cirurgiões oncológicos, mastologistas e cirurgiões plásticos que atuam nos procedimentos de reconstrução mamária, a unidade do Acre é a única do país que não tem fila para esse procedimento.

Prevenção

O câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, mas pode ser prevenido. Os médicos do Unacon dão algumas dicas de como evitar os vários tipos da doença. As mulheres, a partir dos 40 anos, devem fazer autoexame da mama e a mamografia pelo menos a cada seis meses. Além do exame preventivo do câncer de colo do útero oferecido nas unidades básicas de saúde. Os homens com mais de 40 anos devem fazer o exame da próstata.

Independente do sexo, todos devem fazer uma avaliação médica periódica, importante para checar a presença de infecção pelo HPV, ou Papilomavírus Humano, transmitido pelo contato sexual, pode levar ao desenvolvimento de câncer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter