Hospital de Urgência e Emergência implanta novo fluxo de classificação de risco

O Huerb passar a atender apenas urgência e emergência, melhorando o fluxo de atendimento (Foto: Júnior Aguiar)
Huerb passará a atender apenas urgência e emergência, melhorando o fluxo de atendimento (Foto: Júnior Aguiar)

Para melhorar o atendimento e diminuir o tempo de espera dos pacientes, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) implantou um novo sistema de fluxo de prioridade. O método já estava sendo utilizado como projeto piloto desde abril deste ano.

O atendimento está sendo feito por prioridade, baseado no Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes após uma triagem baseada nos sintomas, que por meio do uso de cores permite definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos, tornando o acolhimento mais eficiente.

De acordo com a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do Huerb, enfermeira Mônica Silvina, o hospital vai passar a realizar somente os atendimentos de urgências e emergências.

“A medida está sendo praticada para melhorar o fluxo de atendimento, pois quem busca os serviços que não são de urgência e emergência serão orientados e encaminhados para outras unidades, como UPAs, URAPs e postos de saúde; que realizam atendimentos”, explica Mônica.

Ela diz ainda que, antes mesmo, com a triagem por classificação de risco, todos eram atendidos, o que acarretava uma superlotação com pacientes de ambulatório.

“Com o novo fluxo, o paciente que não apresentar um grau de urgência ou emergência será encaminhando para as unidades que oferecem os serviços ambulatórios, evitando que o mesmo espere por mais tempo para atendimento”, ressaltou Silvina.

Benefícios da implantação do Protocolo Manchester

Criado em 1997 na cidade de Manchester (Inglaterra), o protocolo permite que os atendimentos sejam realizados com mais eficiência.

O sistema proporciona uma organização adequada de prioridade, podendo encaminhar pacientes para outras unidades médicas.

Com a implantação do Protocolo de Manchester, os pacientes também são beneficiados, pois vão ser submetidos a triagem de classificação de risco. Eles estão assegurados de que não correrão risco de vida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter