Na última sexta-feira, 6, e no sábado, 7, foi realizado no Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, um mutirão de cirurgias eletivas para retirada de hérnia, apendicite e pedra na vesícula.
As cirurgias beneficiaram 20 pacientes que aguardavam pelos procedimentos na cidade. Além disso, também foram feitas duas cirurgias de emergência em pacientes encaminhados de Feijó.
Esse é o segundo mutirão de cirurgias realizado no hospital. No primeiro, em julho, 18 pacientes foram submetidos a cirurgias para retirada de hérnia inguinal, vesícula biliar, lipoma (tumor benigno) e pedra na vesícula, o que representa um avanço para a saúde do município, uma vez que, as cirurgias deste tipo eram feitas somente em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ou quando a equipe do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco promovia mutirões de cirurgia na unidade.
“A unidade agora conta com equipe capacitada para realizar cirurgias de pequeno porte. As cirurgias simples, que eram realizadas fora, serão realizadas em nosso hospital, o que possibilita a tranquilidade aos pacientes e seus familiares”, disse Anísia Aragão, gerente-geral do Hospital Dr. Sansão Gomes.
A previsão é de que as cirurgias sejam realizadas uma vez por mês, contemplando os pacientes que estão na fila de espera pelos procedimentos.