Hospital de Barretos tem obras avançadas e até novembro deve ser inaugurado em Rio Branco

“Até novembro teremos um novo momento na história da luta contra o câncer no Acre”, afirmou o governador Tião Viana ao visitar as obras avançadas do Hospital de Barretos, em Rio Branco, nesta segunda-feira, 16. Com um complexo capaz de realizar até 700 atendimentos por dia, a unidade hospitalar é uma parceria Hospital de Câncer de Barretos, governo do Estado e Ministério Público do Trabalho (MPT).

A unidade de Rio Branco está com quase 70% de suas obras concluídas, além disso, o atendimento contará com duas carretas para consultas e diagnósticos e uma outra carreta para palestras educativas. Uma das carretas ficará com mais intensidade em Cruzeiro do Sul, para atender a demanda da região do Juruá, fazendo assim uma rede de atendimento.

“Essa unidade de Prevenção, que vai atender todo o estado, terá procedimentos para prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, a princípio. Nós poderemos ver uma mudança no tratamento do câncer aqui no Acre e será a diferença entre a vida e a morte na luta contra a doença”, afirmou Raphael Luiz Haikel, responsável pelas unidades de prevenção das unidades do Hospital de Barreto.

Ele explicou ainda que esta fará parte das 16 outras unidades já espalhadas em todo o Brasil. Por ser focada na prevenção e diagnóstico, ela vai ofertar mamografia e o Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU).

A unidade sede fica em Barretos, no interior de São Paulo, e é uma referência mundial no tratamento de câncer, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conseguindo alcançar avanços significativos em meio a doações tanto de artistas e milionários quanto da população em geral.

Tião Viana celebra essa vitória para a saúde do Acre. “Teremos uma unidade com capacidade de interromper em definitivo a ocorrência de câncer avançado no estado, especialmente para os casos de mama, útero e próstata. Com isso, haverá diagnóstico e tratamento precoces em escala, permanecendo no máximo 5% dos casos com necessidade de deslocamento para outros estados”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter