Hospital das Clínicas recebe nova turma de médicos residentes

O Hospital das Clínicas (HC), além de ser um complexo hospitalar de referência para todo o Estado e países vizinhos como Peru e Bolívia, funciona também como Hospital Auxiliar de Ensino para graduandos de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), bem como para pós-graduandos (Residência Médica, Mestrado e Doutorado).

Na última quinta-feira, 1, uma solenidade de boas-vindas ocorreu no auditório do HC para receber uma nova turma de residentes de 33 médicos recém-formados, que vão se especializar em 12 campos da medicina.

Segundo o coordenador-geral da Comissão de Residência Médica (Coreme), doutor Nilton Ghiotti, o resultado positivo desse trabalho se deve à união de todos da coordenação da comissão, e o programa é muito bem estruturado, com uma carga horária completamente aceitável para que todos aprimorem sua formação. “Esse programa visa retomar o tempo em que se investia mais em residência médica, de forma a ganhar habilidades que não foram aprendidas na graduação”, acrescentou.

Os novos residentes foram recebidos pelo superintendente do Hospital das Clínicas, Carlos Eduardo, pelo secretário adjunto de Atenção à Saúde do Estado, doutor Amsterdam Sandres, além de representantes da Coreme, e foram orientados sobre essa nova etapa de estudos. “Esse é um período em que a gente mais cresce como profissional, são poucos os que saem da universidade preparados para exercer a medicina. No decorrer desses dois anos de residência é possível aprender com os erros e com os acertos, é preciso haver muito dedicação, porque esse é um programa que oferta as melhores condições possíveis para a capacitação de médicos, mas também exige o melhor de todos”, disse o secretário executivo da Coreme e também supervisor da residência em Clínica Médica, doutor Rinauro Souza.

Encerrando a solenidade, o superintendente falou sobre a importância da humanização no trabalho hospitalar. “Precisamos de um olhar de carinho, atenção e respeito aos nossos pacientes, que não devem ser apenas números, nem como tempo de trabalho. O atendimento precisa ser feito com amor ao próximo e palavras de carinho”, finalizou.

O Programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas teve início no ano de 2000 e possui carga horária de 60 horas semanais. Até o ano de 2012, a Coreme/Acre formou 217 médicos, dos quais 60% permanecem prestando serviços no Estado. Os 33 novos residentes serão capacitados nas áreas de anestesiologia, cancerologia clínica, cardiologia clínica, cirurgia-geral, clínica médica, infectologia, medicina da família e comunidade, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria e radioterapia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter